Após interromper a operação na quarta (27) e quinta-feira (28) por questões de segurança e devido ao fechamento do Cais Mauá, a CatSul, empresa responsável pelo catamarã, retomou as viagens entre Porto Alegre e Guaíba nesta sexta-feira (29). Na quarta, o nível do Guaíba atingiu a marca histórica de 3,18 metros. Nesta manhã, a medição aponta recuo para 2,73m.
• LEIA TAMBÉM: "Primeira vez que vejo uma inundação como esta", diz Dunga sobre cheia do Guaíba
Com a elevação do lago, as águas invadiram a área dos armazéns do Cais, chegando até o muro da Mauá. Em Ipanema, o Guaíba avançou sobre o calçadão, provocando ondas de mais de 1 metro.
Diversas regiões de Porto Alegre foram afetadas pela cheia, como a Orla, onde as quadras ficaram cobertas, o bairro Tristeza e a região das Ilhas, onde pessoas precisaram ser retiradas de suas casas.
Conforme o gerente de operações, engenheiro João Pedro Wolff, a quinta-feira foi dia de limpeza nas hidroviárias, especialmente na de Guaíba, bem como das áreas de acesso dos passageiros às duas estações, incluindo o B-3. "Foi dia de limpar onde a água invadiu, fazer manutenção técnica das estruturas de embarque e preparar os catamarãs para o funcionamento normal nesta sexta-feira".
A primeira viagem de Porto Alegre para Guaíba é às 5h50 e de Guaíba para Porto Alegre, às 6h20. Ao todo, são 14 viagens em cada sentido de segundas a sextas-feiras; onze aos sábados e nove aos domingos e feriados.


Facebook
Google
Twitter