Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

Saúde

- Publicada em 07 de Junho de 2023 às 10:14

Porto Alegre abrirá 116 novos leitos hospitalares na Operação Inverno

Iniciativa prevê também a contratação temporária de 148 profissionais para atendimento nas unidades de saúde

Iniciativa prevê também a contratação temporária de 148 profissionais para atendimento nas unidades de saúde


Cristine Rochol/PMPA/JC
Porto Alegre terá 116 novos leitos hospitalares disponíveis para atendimento adulto e pediátrico durante a Operação Inverno na Capital. Na pediatria, são 35 leitos clínicos, 12 de UTI e dez de cuidados intermediários. Já a previsão para o público adulto é de abertura de 59 leitos clínicos, inicialmente.A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde prevê também a contratação temporária de 148 profissionais para atendimento nas unidades de saúde, Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs) e hospitais Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e de Pronto Socorro (HPS). Entre eles estão enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, médicos pediatras e biomédico.“As ações fazem parte de um conjunto de iniciativas para reduzir a superlotação das emergências hospitalares neste período de inverno e foram antecipadas em função de um grande registro de casos de sintomáticos respiratórios, especialmente em crianças”, afirma por meio de nota o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.
Porto Alegre terá 116 novos leitos hospitalares disponíveis para atendimento adulto e pediátrico durante a Operação Inverno na Capital. Na pediatria, são 35 leitos clínicos, 12 de UTI e dez de cuidados intermediários. Já a previsão para o público adulto é de abertura de 59 leitos clínicos, inicialmente.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde prevê também a contratação temporária de 148 profissionais para atendimento nas unidades de saúde, Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs) e hospitais Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e de Pronto Socorro (HPS). Entre eles estão enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, médicos pediatras e biomédico.

“As ações fazem parte de um conjunto de iniciativas para reduzir a superlotação das emergências hospitalares neste período de inverno e foram antecipadas em função de um grande registro de casos de sintomáticos respiratórios, especialmente em crianças”, afirma por meio de nota o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.
Entre as iniciativas em andamento estão a abertura de unidades de saúde em horário estendido e aos finais de semana, para dar apoio aos prontos atendimentos, reduzindo o tempo de espera. Incluem também a vacinação itinerante das crianças nas escolas para ampliar a cobertura vacinal, ampliação de acesso a medicamentos nos pontos de cuidado e monitoramento contínuo dos indicadores para a tomada de decisão.

Atualmente, Porto Alegre conta com 4.769 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Desses, 404 são pediátricos clínicos e cirúrgicos.

Novos leitos:

UTI:
  • 04 leitos pediátricos de UTI no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, sendo que dois já foram abertos
  • 08 leitos UTI no Grupo Hospitalar Conceição (já em operação)

Clínicos:
  • 10 leitos clínicos pediátricos no Hospital Restinga e Extremo-Sul (em operação)
  • 20 leitos clínicos pediátricos no Hospital Vila Nova (em operação)
  • 05 leitos clínicos pediátricos no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (em operação)
  • 20 leitos clínicos adultos no Hospital Independência (em negociação)
  • 18 leitos clínicos adultos no HPS (em operação)
  • 21 leitos clínicos adultos no Grupo Hospitalar Conceição (em negociação)

Cuidados intermediários:
  • 10 leitos pediátricos no Hospital Vila Nova (em fase de negociação)