Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

PORTO ALEGRE 251 ANOS

- Publicada em 23 de Março de 2023 às 17:32

Pelo terceiro ano, orla do Guaíba é eleita o local favorito em Porto Alegre

Guaíba é emoldurado por área verde, ciclovia e passeio público na região próxima à Fundação Iberê

Guaíba é emoldurado por área verde, ciclovia e passeio público na região próxima à Fundação Iberê


/GUILHERME FRELING/JC
Nenhum outro ponto consegue desbancar a orla do Guaíba. Pelo terceiro ano seguido, o local foi escolhido como o preferido pelos leitores do Jornal do Comércio em uma pesquisa promovida em alusão ao aniversário de Porto Alegre, que completará 251 anos no domingo, 26 de março. A campanha “Meu Lugar Alegre” contou com a participação do público, que podia indicar aleatoriamente seu destino favorito da capital gaúcha através do site do JC.
Nenhum outro ponto consegue desbancar a orla do Guaíba. Pelo terceiro ano seguido, o local foi escolhido como o preferido pelos leitores do Jornal do Comércio em uma pesquisa promovida em alusão ao aniversário de Porto Alegre, que completará 251 anos no domingo, 26 de março. A campanha “Meu Lugar Alegre” contou com a participação do público, que podia indicar aleatoriamente seu destino favorito da capital gaúcha através do site do JC.
O prefeito Sebastião Melo (MDB) diz que a Capital tem muitos lugares maravilhosos, com seus 12 parques, 700 praças e 72 quilômetros de orla. "É a cidade! Nos 250 anos, o marco maior foi o reencontro com o rio", avalia Melo, observando que antes a cidade estava de costas para o Guaíba. Para ele, o desafio, agora, nesses 251 anos, é a entrega do Trecho 2, com instalação de uma marina pública e de um centro de eventos. Além disso, entre as expectativas de melhorias para o futuro, Melo cita a contrapartida da Multiplan em frente ao BarraShoppingSul, pela construção do condomínio Golden Lake.
"Penso que daqui para frente, seja quem for o prefeito, haverá a continuidade do reencontro, pois a orla é para todos que nos visitam, para todos os porto-alegrenses", avalia. 
A orla do Guaíba tem passado por transformações nos últimos anos. No fim de semana passado, por exemplo, ganhou projeção nacional por sediar o campeonato de skate STU. A pista para a prática de esportes, entregue em 2021, é a maior da América Latina.
O projeto estimula o turismo e o empreendedorismo. Cezar Simonetto dal Pozzolo, skatista profissional e sócio fundador da rede de lojas Matriz Skate Shop, inaugurou uma unidade no ponto. "Porto Alegre foi contemplada com a maior Skate Park da América Latina e logo em seguida inauguramos uma loja no local para continuar nosso trabalho de incentivo à prática do skate. Um percentual do faturamento da nossa loja na orla é direcionado para as empresas que adotaram o Skate Park. Dessa forma, contribuímos diretamente nos custos de manutenção do espaço. Apoiamos eventos, projetos e alguns frequentadores também utilizam nosso local para realizar manutenções no skate e colaboram conosco deixando peças usadas para doarmos para a galera que precisa", detalha ele. 
Embora a primeira coisa que venha à cabeça quando se fala na orla seja a pista, há diversas outras atrações na região. Desde o Cais Mauá até Ipanema, os encantos naturais atraem gaúchos e pessoas de fora do Rio Grande do Sul.
Uma das novidades para este ano será a conclusão da área onde era o antigo Estaleiro Só, que passa por transformação. Na prainha em frente ao museu Iberê Camargo, adotada pela empresa Boom Sabor que Faz Bem, os frequentadores, atualmente, podem sentar em espreguiçadeiras e curtir o pôr-do-sol com mais ofertas gastronômicas.
Logo ao lado, está em fase de finalização a construção do Pontal Shopping. A expectativa é que abra no mês de abril e, quando estiver em pleno funcionamento, o Complexo Multiuso Pontal tenha um fluxo mensal de, aproximadamente, 1 milhão de pessoas. 
O CEO da Melnick, incoporadora que participa do projeto do complexo imobiliário no Pontal, Juliano Melnick, ecoa o que afirma Sebastião Melo. "O Pontal, junto com trechos já revitalizados na orla, trouxe de volta uma aproximação com o Guaíba", celebra, ressaltando que o empreendimento levará serviços para as pessoas. "Ficamos muito contentes, como incorporadora, de ter pego esse único trecho privado que estava cercado, degradado, e tê-lo transformado em um espaço público."

Como a área revitalizada da orla do Guaíba é dividida

Trecho 3 conta com a maior pista de skate da América Latina

Trecho 3 conta com a maior pista de skate da América Latina


LUIZA PRADO/JC
Trecho 1 (1,3 quilômetro) – obra concluída
Localização: entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias
Obras ocorreram entre 2015 e 2018
- Inaugurada em 29/6/2018
- Conta com bancos, deques de madeira, espaço para bares, banheiros, academias ao ar livre e arquibancadas de concreto para assistir ao pôr-do-sol nos fins da tarde
- Investimento de R$ 71 milhões, com recursos garantidos via financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF)

Trecho 2 (850 metros) – em planejamento
Localização: entre a Rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio
2023 - Em março, a prefeitura anunciou a contratação da empresa São Paulo Parcerias S.A. para auxiliar nas questões de modelagem econômico-financeira, jurídica e ambiental envolvidas nos dois projetos apresentados por consórcios diferentes com propostas de revitalização. A previsão da Secretaria de Parcerias é escolher um dos modelos e colocá-lo em consulta pública ainda no primeiro semestre de 2023.
Trecho 3 – 1,6 quilômetro – concluída
Localização: entre o Arroio Dilúvio e o Parque Gigante do Inter
Entrega foi realizada no dia 23/10/2021
Estrutura: O trecho 3 da orla conta com a maior pista de skate da América Latina, estacionamento para 150 veículos, 29 quadras e estruturas de apoio à prática de esportes, como basquetebol, voleibol, basebol, futevôlei, beachtennis, futebol 7, futebol, grama sintética, futebol, além de quadra de areia, quadra de tênis e pista de patinação. Conta também com duas praças infantis, duas academias ao ar livre, arquibancadas, pista de caminhada, vestiário, ciclovia, iluminação em LED e arborização. Um total de 19 câmeras estão instaladas no trecho 3 e as imagens são transmitidas diretamente para o Centro Integrado de Comando (Ceic).

Veja mais em vídeo

Ao longo desta sexta-feira, os seguidores do @jornaldocomercio poderão conferir em vídeo as belezas que encantam os porto-alegrenses na orla.