Dener Pedro

Dener Pedro
Estagiário do GeraçãoE

Dener Pedro

Dener Pedro Estagiário do GeraçãoE


Novidade

Hambúrguer de costela é a aposta de nova operação no Moinhos de Vento

A Costela já operava no delivery e agora tem uma loja física na Galeria Moinhos de Vento
Apesar de ter sido inaugurada em setembro deste ano, a história do A Costela começa há alguns anos. Proprietário do negócio, Lucas Pedroso decidiu empreender em 2020, em meio à crise decorrente da pandemia de Covid-19. Com os pais desempregados, criou a marca, que iniciou como um delivery da carne junto com complementos. Depois de uma decepção inicial pela dificuldade de produção, que demandava quatro horas e dependia de encomendas prévias, o negócio passou por transformações até se tornar uma hamburgueria delivery em março deste ano. Enxergando o potencial do projeto, Lucas decidiu que era o momento de dar um passo adiante: abrir uma loja física.Fiel às origens da marca, todos os hambúrgueres do cardápio - exceto o vegetariano - são produzidos com carne de costela. “Nossa carne é o diferencial. Tanto a qualidade, a origem, a forma como ela é moída, o percentual de gordura, o blend que é utilizado, até o ponto que ela é entregue. Se tu preferes bem passado, a gente faz, ainda que eu seja contra”, brinca Lucas sobre o cardápio variado, que ainda conta com batata frita, uma carta de drinks, além de hambúrgueres tradicionais e smashs, com valores que partem de R$ 22,00.
Apesar de ter sido inaugurada em setembro deste ano, a história do A Costela começa há alguns anos. Proprietário do negócio, Lucas Pedroso decidiu empreender em 2020, em meio à crise decorrente da pandemia de Covid-19. Com os pais desempregados, criou a marca, que iniciou como um delivery da carne junto com complementos. Depois de uma decepção inicial pela dificuldade de produção, que demandava quatro horas e dependia de encomendas prévias, o negócio passou por transformações até se tornar uma hamburgueria delivery em março deste ano. Enxergando o potencial do projeto, Lucas decidiu que era o momento de dar um passo adiante: abrir uma loja física.

Fiel às origens da marca, todos os hambúrgueres do cardápio - exceto o vegetariano - são produzidos com carne de costela. “Nossa carne é o diferencial. Tanto a qualidade, a origem, a forma como ela é moída, o percentual de gordura, o blend que é utilizado, até o ponto que ela é entregue. Se tu preferes bem passado, a gente faz, ainda que eu seja contra”, brinca Lucas sobre o cardápio variado, que ainda conta com batata frita, uma carta de drinks, além de hambúrgueres tradicionais e smashs, com valores que partem de R$ 22,00.
LEIA TAMBÉM > Restaurante de sushi com esteira abrirá segunda unidade em Porto Alegre

O principal hambúrguer da casa, segundo Lucas, é o que leva o nome da operação. “O A Costela é o carro-chefe, porque é um pouco diferente. Burguer de costela, costela assada desfiada, vinagrete de manga, bacon e a maionese azul da casa”, comenta, destacando a maionese que chama atenção pela coloração azul, principal cor da marca. “Normalmente, marcas de comida são vermelhas ou amarelas, e eu queria algo diferente. Meu amigo designer, que fez toda a identidade, topou, achou legal, uma coisa mais jovem, disse que estava em alta. Não fazia ideia disso”, confessa.

Lucas sempre teve afinidade com a cozinha e com o churrasco. O desejo de trabalhar com isso, no entanto, só apareceu através da necessidade. Quando a primeira fase do A Costela não funcionou como esperado, foi uma dica de seu pai que mudou o cenário. “Era bem no momento que as pessoas estavam começando a voltar a se encontrar, em 2021, e ele disse para fazer eventos, e achei a ideia boa. Funcionava assim: tu me contratavas para fazer o evento, eu só precisava de um local com churrasqueira e entregava desde a entrada até a sobremesa, com churrasco”, explica. “Ali, percebi que, além de gostar de cozinhar, eu gostava de trabalhar com comida”, completa.

O gosto pelo novo trabalho foi o empurrão necessário para que Lucas deixasse seu emprego, que já não o satisfazia. “Trabalhei oito anos na Dell, em Eldorado do Sul. Quando o trabalho voltou a ser presencial, eu perdia três horas todos os dias só em transporte, sem fazer nada. Decidi que era hora de arriscar”, recorda. “Abri uma hamburgueria delivery na garagem da casa dos meus pais. Já tinha uma churrasqueira, só adaptei para uma parrilla e começou a dar certo”, relata.

Nova fase do A Costela

Com a ideia em mente de abrir uma loja física, Lucas passou a observar locais que poderiam ser a casa do A Costela. “Um dia, vim com um amigo aqui no Sandô e achei o ponto muito bom, tanto para delivery quanto pelo local, que tem uma tradição boêmia, de ter coisas abertas até mais tarde”, descreve Lucas, falando sobre a Galeria Moinhos de Vento, onde sua loja opera.

A maior parte do público do A Costela é do bairro Bom Fim, que fica a poucos metros da loja e tem fácil acesso ao local. “O gaúcho já é bairrista, mas o pessoal do Bom Fim é bairrista duas vezes. Então, nosso público é quase todo do bairro. Eles botam muita fé. Às vezes, nem comem nada, só passam aqui para conversar, dizer que estão torcendo para o negócio dar certo. Mas o pessoal é um pouco desconfiado, então até conquistá-los leva tempo. Nenhum investimento em marca vai adiantar se o produto e o atendimento não forem bons. E no Bom Fim é ainda mais assim”, indica Lucas.

Apesar da empolgação com o novo negócio, Lucas admite que as vendas o deixaram um pouco decepcionado. “Esperava mais, sinceramente. Estamos demorando para tracionar. Mas como é meu primeiro negócio físico, talvez eu tenha colocado uma expectativa muito acima, especialmente pela qualidade do produto. Está dentro da expectativa de um negócio que está abrindo, mas abaixo daquilo que eu pessoalmente esperava”, confessa.

Endereço e horário de funcionamento da A Costela

A hamburgueria A Costela fica na Galeria Moinhos de Vento, na avenida Independência, nº 1211, loja 5. A operação funciona das 11h30min às 15h30min e das 17h30min às 22h30min, de terça a quinta-feira. Nas sextas e sábados, a loja fecha mais tarde, às 23h30min. Já nos domingos, não abre no horário do almoço, funcionando a partir das 17h.