Júlia Fernandes

Júlia Fernandes Repórter

Júlia Fernandes

Júlia Fernandes Repórter

Com escritório em Hong Kong, startup gaúcha está entre as finalistas no South Summit Korea

Pix Force é a única iniciativa brasileira entre finalistas no evento global
Em outubro, acontece a segunda edição do South Summit Korea, evento de inovação que percorre o mundo e, desta vez, será realizado na província de Gyeonggi, na Coreia do Sul. Entre os 20 finalistas da competição de startups que acontece durante o evento está a Pix Force, empresa que, através da Inteligência Artificial e visão computacional, busca promover segurança no ambiente de trabalho, aumento de produtividade e agilidade em processos. 
Em outubro, acontece a segunda edição do South Summit Korea, evento de inovação que percorre o mundo e, desta vez, será realizado na província de Gyeonggi, na Coreia do Sul. Entre os 20 finalistas da competição de startups que acontece durante o evento está a Pix Force, empresa que, através da Inteligência Artificial e visão computacional, busca promover segurança no ambiente de trabalho, aumento de produtividade e agilidade em processos. 
A startup gaúcha é uma das duas empresas brasileiras finalistas da feira de inovação. “Disputamos contra centenas de startups de diversos países, em um processo altamente competitivo. O critério principal foi o nível de maturidade tecnológica das soluções apresentadas e a clareza do plano de internacionalização para o mercado asiático”, comenta Daniel Moura, CEO da Pix Force. Nos últimos anos, a empresa vem avançando no mercado internacional e, em julho deste ano, abriu o primeiro escritório em Hong Kong, na Ásia.  
De acordo com o CEO, o South Summit Korea busca empresas que não apenas tenham tecnologias inovadoras, mas que também estejam preparadas para expandir e gerar impacto no mercado asiático, especialmente em setores estratégicos como energia, mobilidade e indústria 4.0. 
Considerado um dos países mais inovadores do mundo, e uma das economias mais potentes do continente asiático, o país será ponto de encontro de empreendedores, investidores e corporações do mundo todo para discutir temas como Inteligência Artificial, deep techs, sustentabilidade e mobilidade
Além de estar presente no Brasil e Hong Kong, a Pix Force conta com escritórios nos Estados Unidos e na Finlândia. A presença na feira internacional de tecnologia contribui positivamente para o movimento de internacionalização que a startup gaúcha realiza. “Estar entre as finalistas nos dá exposição direta a potenciais clientes na Coreia do Sul, além de multinacionais de origem coreana, como Samsung, Hyundai e Kia, que possuem operações globais e forte presença em setores industriais estratégicos”, destaca o empreendedor, afirmando que a visibilidade pode incentivar ainda mais a entrada no mercado asiático, abrindo portas para parcerias comerciais, tecnológicas e institucionais.
Esse movimento vai ao encontro do momento atual da startup que busca consolidar parcerias estratégicas e ampliar o alcance dos produtos de IA dentro e fora do Brasil. “Além disso, temos como foco fortalecer a atuação em setores como óleo & gás, energia, mineração e infraestrutura”, detalha Daniel. 
O empreendedor aponta que essa presença global conquistada pela Pix Force a destaca em relação às demais startups do País. “Essa experiência global mostra que estamos preparados para operar em diferentes ecossistemas, adaptando tecnologia, modelo de negócio e estratégia às necessidades locais.” 

De Porto Alegre para o mundo 

A Pix Force, residente no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, e também no Cubo Itaú, em São Paulo, foi criada em 2016. A startup, que inicialmente era focada em soluções com drones, com o tempo voltou sua operação para leitura automatizada de imagens através de IA e tecnologias de processamento gráfico (GPUs). 
Atualmente, a empresa oferece três serviços: o Pix Safety, que a partir das câmeras de segurança do local consegue identificar o uso correto de EPIs, emitindo alertas em tempo real por WhatsApp e e-mail quando necessário; a Pix Labs, que atua no desenvolvimento de novas soluções a partir da inovação aberta. Entre os últimos projetos desenvolvidos, destacam-se a detecção de vazamento de óleo em águas profundas e inspeção automatizada de subestações e o Pix Flight, que através do uso de drones, realiza inspeções em alta resolução de forma automatizada. 
A Pix Force conta com mais de 120 clientes no mundo inteiro. No Brasil, a startup atende clientes como Petrobras, Sicredi e Postos Ipiranga
Em relação às expectativas para o evento internacional, Daniel acredita que será um momento importante para novas oportunidades. “Esperamos reencontrar potenciais clientes já mapeados. Nosso objetivo é também buscar representantes locais que possam atuar como canais de venda, além de parceiros tecnológicos que complementam nossas soluções.”