Recentemente, o Woking Tai Food abriu uma operação no Mercado Público de Porto Alegre

Marca de comida asiática de Porto Alegre avança com modelo de franquias


Recentemente, o Woking Tai Food abriu uma operação no Mercado Público de Porto Alegre

“Esse casal de idosos da mesa à frente veio aqui porque leu a matéria sobre nós no GeraçãoE”, comenta Marcelo Mancuso, sócio do Woking Tai Food, restaurante de comida asiática que recentemente abriu uma unidade no Mercado Público de Porto Alegre. Criada em 2014, a marca esteve em uma das edições do ano de lançamento do caderno e, desde então, o GeraçãoE acompanha de perto a construção do negócio que, hoje, conta com três lojas.
Esse casal de idosos da mesa à frente veio aqui porque leu a matéria sobre nós no GeraçãoE”, comenta Marcelo Mancuso, sócio do Woking Tai Food, restaurante de comida asiática que recentemente abriu uma unidade no Mercado Público de Porto Alegre. Criada em 2014, a marca esteve em uma das edições do ano de lançamento do caderno e, desde então, o GeraçãoE acompanha de perto a construção do negócio que, hoje, conta com três lojas.
“As pessoas podem se perguntar ‘tem 11 anos de marca e só três unidades?’. Mas eu não vejo dessa forma”, reflete Marcelo, ressaltando que o crescimento sólido e o aprendizado acumulado ao longo de mais de uma década são conquistas que não se medem apenas em números.
O empreendedor reconhece que a jornada foi marcada por erros e acertos, mas afirma que essa trajetória fortaleceu a gestão. “Essa robustez da marca, e a forma como ela ficou conhecida, só fortalece a operação e mostra como a gente cresceu.”
A consolidação do negócio permitiu sonhar mais alto. Desde 2022, o modelo de franquia está estruturado e, para garantir segurança na expansão, os sócios decidiram primeiro operar uma franquia de outra marca. A experiência foi essencial para compreender os bastidores do modelo de franchising e ajustar os detalhes antes de oferecer o próprio formato. “Obviamente serviu para complementar nosso faturamento, mas muito por entender como rodava o modelo”, explica. Hoje, a unidade da Woking Tai Food de Canoas já está nas mãos de um franqueado e será reformada para seguir o formato atualizado. Até o fim do ano, a rede deve ganhar mais uma operação franqueada.
Os desafios, no entanto, não ficaram apenas no campo da gestão. Assim como muitos empreendedores gaúchos, o Woking Tai Food enfrentou momentos críticos. A pandemia de Covid-19 abalou as operações, e as enchentes de maio de 2024 afetaram diretamente duas unidades – uma em Canoas, que permaneceu fechada por mais de um mês, e outra no DC Shopping, que teve as atividades encerradas. Marcelo lembra que, além dos grandes fatores externos, a complexidade do negócio exige atenção diária. “Não é só atender no balcão e servir um prato bonito. Tem todo o bastidor, de desenvolver fornecedores, fortalecer parcerias, se relacionar com clientes e permanecer competitivo em Porto Alegre, o que por si só é muito desafiador.”
Comparando com 2015, quando o GeraçãoE contou sua história no início da trajetória, a visão de Marcelo amadureceu. Se antes o empreendedorismo era um sonho, hoje se traduz em persistência e resiliência diante das adversidades. “Foram anos de muito aprendizado. O Woking é o nosso projeto de vida, e isso só reforça a importância de acreditar e seguir mesmo nos momentos mais difíceis.”
O segmento gastronômico de Porto Alegre também inspira otimismo. Segundo Marcelo, a cidade vive um boom na cena empreendedora, com negócios criativos que disputam até com São Paulo. “Essa resistência e essa coragem do gaúcho, que vimos também nas enchentes, nos impulsiona a seguir”, pontua.
Ao longo dessa caminhada, o GeraçãoE teve papel importante na visibilidade do negócio. A matéria de 2015 foi um dos 10 conteúdos mais lidos daquele ano e, segundo Marcelo, marcou a história da marca. “Parece que vocês também fazem parte da nossa trajetória. A matéria lá atrás nos deu uma decolada enorme, e agora, quase 10 anos depois, continuamos construindo juntos. Não é só sobre mostrar o prato na mesa, mas entrar na história, entender os bastidores e compartilhar com o público. O GeraçãoE fortalece essa conexão e contribui para que nossa marca siga crescendo de forma consistente”, destaca.