Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 25 de Fevereiro de 2025 às 20:44

FGF divulga os áudios do VAR da partida entre Grêmio e Juventude

Lance de suposto pênalti em Monsalve, na partida de sábado (21), causou grande polêmica

Lance de suposto pênalti em Monsalve, na partida de sábado (21), causou grande polêmica

Lucas Uebel/ Grêmio/JC
Compartilhe:
Rudá Neis
Rudá Neis
Com toda a polêmica envolvendo a arbitragem no jogo de ida pela semifinal do Campeonato Gaúcho entre Grêmio e Juventude, que acabou 2 a 1 para o Tricolor, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou os áudios do VAR da partida, nesta terça-feira (25). Os momentos divulgados são o pênalti não marcado em cima de Monsalve no primeiro tempo, e o gol gremista anulado na etapa final. O lance com maior indignação dos dirigentes gremistas é o suposto pênalti em Monsalve. No momento do contato que leva o camisa 11 ao chão, o árbitro Jonathan Pinheiro afirma que não vê um choque proposital. “Nada. Ele (Monsalve) deixou bater. Ele botou o pé na frente e deixou bater”, relata.
Com toda a polêmica envolvendo a arbitragem no jogo de ida pela semifinal do Campeonato Gaúcho entre Grêmio e Juventude, que acabou 2 a 1 para o Tricolor, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou os áudios do VAR da partida, nesta terça-feira (25). Os momentos divulgados são o pênalti não marcado em cima de Monsalve no primeiro tempo, e o gol gremista anulado na etapa final.

O lance com maior indignação dos dirigentes gremistas é o suposto pênalti em Monsalve. No momento do contato que leva o camisa 11 ao chão, o árbitro Jonathan Pinheiro afirma que não vê um choque proposital. “Nada. Ele (Monsalve) deixou bater. Ele botou o pé na frente e deixou bater”, relata.
LEIA TAMBÉM: Presidente da FGF anuncia VAR de fora do Estado na semifinal e final do Gauchão

Com o encerramento da jogada, a cabine do VAR analisa o lance, mas chega a conclusão de que o zagueiro Abner, do Juventude, acerta primeiro a bola. “O jogador do Grêmio antecipa, mas o jogador defensor primeiro faz um contato com a bola e há esse contato com o jogador do Grêmio por ele ter tentado antecipar a bola, mas quem chuta a bola é o jogador do Juventude. Segue com a decisão do campo. É uma jogada limite, ok, atenção”, afirma Douglas da Silva.

Outro lance que gerou repercussão foi o gol anulado de Edenílson. No jogo, após ir à cabine do VAR, Pinheiro assinalou falta do meio campista Camilo sobre Jadson. No campo, a primeira impressão do árbitro é de jogada limpa. “Só bola”, afirma. Mas ao ir à cabine, se depara com um contato do jogador gremista na roubada de bola. "Vou assinalar tiro livre indireto. Ele puxou a camisa em cima”, decidiu.
LEIA TAMBÉM: Após polêmica com arbitragem, Grêmio solicitará equipe de fora do Estado

Antes de encaminhar Pinheiro ao monitor, o árbitro do VAR, no primeiro momento, afirma: “Com os braços, (a jogada) foi de forma limpa”. Mas na sequência, refaz sua fala: “Há um contato com a perna e um puxão no jogador”. E sugere a revisão para uma possível falta. 
O Grêmio, através da figura do diretor do Departamento de Futebol, Augusto Peixoto, foi até a sede da FGF em busca de explicação e entendimento dos lances, na tarde desta terça-feira. Mais cedo, pela manhã, a entidade anunciou que a equipe do VAR da partida de volta, no Alfredo Jaconi, no sábado (1º), será de outro estado. 

Notícias relacionadas