Na reta final da janela de transferências, o São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (2), a contratação do atacante Lucas Moura, revelado em Cotia, e que está de volta ao clube após 11 temporadas na Europa. As partes chegaram a um acordo nos últimos dias, e no apagar das luzes da janela, o tricolor paulista anunciou de forma oficial o retorno do atleta, com contrato até dezembro deste ano. No entanto, o anúncio ocorrer no último dia do mercado é indiferente, já que ele chega sem clube, e sua inscrição não depende do fechamento da janela.
Lucas estava livre após o término do seu contrato com o Tottenham, da Inglaterra. Ele priorizava seguir no velho continente, mas não recebeu boas propostas. O time tricolor não se opõe ao jogador discutir e já assinar um pré-contrato com outra equipe, para se apresentar em janeiro. O clube ofereceu desde o início um vínculo curto, até o final do ano, pra deixa-lo livre para retornar ao exterior em 2024.
O São Paulo monitorava a situação do atleta desde o início do ano, e aguardou o momento certo para fazer seu movimento. Lucas, que também teve uma boa passagem pelo Paris Saint-Germain, tem boa relação e contato frequente com a atual diretoria são-paulina.
O 'fator James' também pesou. O jogador se animou com a contratação do colombiano e recebeu até cobranças para retornar ao clube. Aos 30 anos, ele analisa com cuidado o próximo destino, pois seu estafe vê a possibilidade do último grande contrato da carreira. O atacante quer um vínculo mais longo em um país com boa qualidade de vida para a família.
Lucas tem propostas dos Estados Unidos e do Oriente Médio, mas ainda não tomou nenhuma decisão. Ele deixou o São Paulo em 2012, vendido ao PSG, por 43 milhões de euros (R$ 108 milhões na época). Depois de seis temporadas na França, o jogador para o Tottenham.
Folhapress