Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 08 de Maio de 2024 às 16:55

Base Aérea de Canoas começa a receber voos em alternativa ao Salgado Filho

Voo que estreia utilização da Base Aérea de Canoas chegou com carga de donativos

Voo que estreia utilização da Base Aérea de Canoas chegou com carga de donativos

COMPANHIA AZUL/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
Patrícia Comunello
Com o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a Base Aérea de Canoas (Baco), na Região Metropolitana, vai ser usada para voos comerciais de passageiros, além de transporte humanitário. O primeiro voo com doações chegou nesta quarta-feira (8). Já voo comercial é previsto para ter início na sexta-feira (10).
Com o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a Base Aérea de Canoas (Baco), na Região Metropolitana, vai ser usada para voos comerciais de passageiros, além de transporte humanitário. O primeiro voo com doações chegou nesta quarta-feira (8). Já voo comercial é previsto para ter início na sexta-feira (10).
Sem o terminal da Capital, companhias aéreas também buscam direcionar voos para Santa Catarina. A Gol oferta ônibus para deslocamento de Florianópolis a Porto Alegre. Segundo a Fraport Brasil, 86 mil passageiros deixaram de embarcar e desembarcar de sexta-feira (3) a essa terça-feira (7).  
A estrutura, ao lado da Capital, vai receber também aviões com profissionais e voluntários que vêm para auxiliar no socorro e recuperação de estragos na maior tragédia climática do Rio Grande do Sul. A aeronave Embraer E1 aterrissou por volta das 15h na pista da Baco com 1,5 tonelada de itens como água, cobertores, absorventes, fraldas e soro fisiológico.
O Salgado Filho, que está inundado, poderá ficar fechado até 30 de maio, segundo comunicado oficial que foi feito à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Caso o nível da água reduza para condição uma operacional antes desse prazo, o complexo administrado pela concessionaria Fraport Brasil pode ser reaberto.   
O primeiro voo dentro da operação na Base Aérea canoense foi na tarde desta quarta-feira (8). Uma aeronave da companhia Azul com doações desembarcou na pista. 
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) explicou que a estrutura será usada para voos comerciais para "suprir a demanda decorrente do fechamento do Aeroporto Salgado Filho". A FAB detalha ainda, na nota, que a medida é parte de uma "coordenação planejada entre o Ministério de Portos e Aeroportos, a FAB, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as companhias aéreas".

Pela nota, as operações serão divididas em fases. A primeira começou nesta quarta-feira, com o voo humanitário da Azul, que saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. O terminal na cidade paulista recebe materiais de mais de 500 postos de arrecadação organizados pela companhia. A aeronave também trouxe carga que estava no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do Brasil. .

A fase 2 do uso da Baco será nesta quinta-feira (9). A previsão é que aviões de quatro empresas aéreas e da FAB façam desembarques em cinco horários: 7h, 9h, 11h, 13h e 15h. A fase 3 terá transporte de passageiros que estão fora do Estado, considerada como um a repatriação de moradores. A tendência é que mais voos com passageiros sejam realizados como alternativa. Os voos estão sendo cancelados pelas aéreas.
A Fraport Brasil informa que mais de 86 mil passageiros deixaram de ser transportados em 695 voos desde a noite de sexta-feira (3), quando o Salgado Filho teve operação suspensa. A média é de 165 voos diários, entre pousos e decolagens, domésticos e internacionais.
A projeção da concessionária é de 4,7 mil voos e 491,54 mil passageiros afetados caso pelo período de fechamento, considerando o limite de 30 de maio.  

Inundação no Aeroporto de Porto Alegre

Voos cancelados, entre pousos e decolagens:
  • Sexta (3/5): 33
  • Sábado (4/5): 145
  • Domingo (5/5): 153
  • Segunda (6/5): 183
  • Terça (7/5): 181
  • De 8/5 a 30/5: 3.997 (de 3 a 30/5: 4.692)
Média e total de passageiros afetados:
  • Sexta (3/5): 4.033
  • Sábado (4/5): 18.180
  • Domingo (5/5): 20.019
  • Segunda (6/5): 21.487
  • Terça (7/5): 22.306
  • De 8/5 a 30/5: 491.322 (de 3 a 30/5: 577 mil)
Fonte: Fraport Brasil

Notícias relacionadas