Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 26 de Junho de 2025 às 16:43

Papel das universidades na sociedade é destaque em reunião da Câmara Brasil-Alemanha

Irmão Manuir Mentges, reitor das PUCRS foi o palestrante da reunião-almoço do mês junho

Irmão Manuir Mentges, reitor das PUCRS foi o palestrante da reunião-almoço do mês junho

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
Jamil Aiquel
Jamil Aiquel
Com a temática “A universidade e os desafios do nosso tempo: inovação e cooperação Brasil-Alemanha”, a reunião-almoço da Câmara Brasil-Alemanha contou com a participação do Irmão Manuir Mentges, reitor das Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS). Durante a palestra, realizada nesta quinta-feira (26), o convidado debateu a perspectiva histórica do papel das escolas superiores na formação da sociedade. O reitor exaltou o papel das instituições de ensino como um polo de inovação ao longo da história, destacando o compromisso da Pucrs em se atualizar e preparar as novas gerações para futuros desafios. Assim, citou a importância da aproximação entre a universidade com o seu entorno.
Com a temática “A universidade e os desafios do nosso tempo: inovação e cooperação Brasil-Alemanha”, a reunião-almoço da Câmara Brasil-Alemanha contou com a participação do Irmão Manuir Mentges, reitor das Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS). Durante a palestra, realizada nesta quinta-feira (26), o convidado debateu a perspectiva histórica do papel das escolas superiores na formação da sociedade.

O reitor exaltou o papel das instituições de ensino como um polo de inovação ao longo da história, destacando o compromisso da Pucrs em se atualizar e preparar as novas gerações para futuros desafios. Assim, citou a importância da aproximação entre a universidade com o seu entorno.
LEIA TAMBÉM: Trigo cede espaço no RS, e canola cresce com mais segurança comercial

“Esse é o conceito de quádrupla hélice. Que é essa relação entre universidade, governo, empresa e sociedade. Essa relação de interdependência, de integração que tira a universidade de um lugar, que até então era muito auto referenciada, e a torna conectada com esses entes, como um agente importante para ajudar a resolver os problemas da sociedade”, afirmou.

Isso, segundo ele, reflete na educação oferecida aos alunos. Mentges enfatizou que a instituição está sempre ligada às tendências globais, e atualiza o currículo de seus cursos com frequência, a fim de preparar seus estudantes e pesquisadores para o mercado de trabalho.

"Podemos afirmar que ao estruturarmos nossos currículos, buscamos sempre estar atentos ao que as empresas buscam quando falamos em formação dos nossos estudantes pesquisadores. Cada vez mais nos aproximamos de uma formação mais ativa, mais atuante e comprometida com a trabalhabilidade. Ou seja, não queremos apenas um sujeito que é funcionário de uma organização, mas um sujeito que empreende, que inova, que traz novidade para dentro das organizações”, ponderou.

Outro ponto destacado por Mentges foi a importância da parceria entre a PUCRS e a Câmara Brasil-Alemanha. Segundo o reitor, a relação de sua universidade com a Alemanha vem de longa data, pois “os primeiros maristas que chegaram aqui no sul do Brasil em 1900 eram alemães”.

"É sempre uma oportunidade de trazer a universidade cada vez mais perto das empresas, das organizações, do próprio governo e da sociedade. A PUCRS também precisa sair do campo e estar conectada à sociedade como um ente importante. Precisa ouvi-las para que cada vez mais possamos dar respostas como universidade aos desafios da nossa sociedade", afirmou.
LEIA TAMBÉM: Economia do Rio Grande do Sul cresce 1,3% no primeiro trimestre de 2025

Essa parceria, segundo ele, também traz benefícios para os alunos da instituição. Mentges citou inúmeros projetos oferecidos pela PUCRS em parceria com o país europeu e destacou que, além da Alemanha, a universidade mantém relações com cerca de 47 países ao redor do mundo.

"A parceira se reflete em Intercâmbios, troca de experiências, vivências, dupla diplomação, integração curricular, mobilidade de todas as esferas, eventos internacionais, entre outras coisas. Nós temos em São Francisco de Paula uma reserva ecológica da universidade que é orquestrada junto com o governo da Alemanha e com a própria e com empresas parceiras da Alemanha, por exemplo", destacou.

Notícias relacionadas