Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 26 de Junho de 2025 às 13:05

Empresa chinesa que entrega 40 milhões de pacotes por dia estuda investir no RS

Executivos da SF China estão no Rio Grande do Sul para avaliar possíveis investimentos

Executivos da SF China estão no Rio Grande do Sul para avaliar possíveis investimentos

Tânia Meinerz/JC
Compartilhe:
Mauro Belo Schneider
Mauro Belo Schneider Editor-executivo
Executivos da SF China, maior grupo logístico da Ásia e o quarto maior do mundo, concorrente da DHL e Fedex, estão no Rio Grande do Sul para avaliar possíveis investimentos no Estado. Nesta semana, eles conheceram o Porto de Rio Grande, e estão empolgados em iniciar as operações na América do Sul pelo Brasil. “Esta é uma grande oportunidade”, exalta o vice-presidente Li Yansheng.
Executivos da SF China, maior grupo logístico da Ásia e o quarto maior do mundo, concorrente da DHL e Fedex, estão no Rio Grande do Sul para avaliar possíveis investimentos no Estado. Nesta semana, eles conheceram o Porto de Rio Grande, e estão empolgados em iniciar as operações na América do Sul pelo Brasil. “Esta é uma grande oportunidade”, exalta o vice-presidente Li Yansheng.
A SF entrega mais de 40 milhões de pacotes por dia na China. Além disso, contrata cerca de 1 milhão de entregadores. “Faremos uma pesquisa de mercado para ver se poderíamos investir aqui. Seria um grande investimento”, fala, referindo-se ao braço de última milha, como são chamados os centros de distribuição locais destinados a desafogar as compras de redes de lojas online.
Yansheng afirma que em seu retorno a Pequim será realizada uma reunião na empresa, mas tudo indica que o Rio Grande do Sul receberá investimentos para a área de transporte pelo mar. “Fomos ao Porto de Rio Grande ver como podemos investir lá. Se faremos um centro de distribuição perto do porto ou se apenas vamos usar o porto para o transporte dos containers. Teremos uma discussão interna. Poderíamos alugar um píer ou um espaço para containers”, sugere.
São Paulo já é dado como destino praticamente certo para o início das operações por ar da SF, que conta com frota de aviões própria, a partir do ano que vem. Na metrópole, além de estruturar um terminal para cargas e descargas, ficará o principal CD da empresa, provavelmente junto ao da Shein – cliente da SF.
“Alguns de nossos clientes na China vendem no Brasil, como a Shein. Eles já têm presença no Brasil e vendem produtos chineses. Queremos oferecer os serviços de logística para eles”, justifica o executivo, que foi recebido no Jornal do Comércio pelo diretor-presidente Giovanni Jarros Tumelero. BYD, Cherry e Xiaomi estão entre as outras companhias que utilizam as soluções da SF
A SF atua com transporte aéreo, por mar, centros de distribuição e também com entregas de refeições, como o Uber Eats. Ao se surpreenderem com a quantidade de prestadores do serviço nas ruas de Porto Alegre, os executivos pensam em explorar o mercado também. “Temos uma empresa que faz isso. Enviamos 15 milhões de refeições por dia na China.”
Yansheng reconhece, ainda, que o aumento de tarifas imposto por Donald Trump, nos Estados Unidos, aos produtos chineses, acelerou o interesse pelo Brasil.

Notícias relacionadas