Porto Alegre, qui, 03/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 08 de Novembro de 2024 às 18:16

Após 30 anos na rua Cabral, Colégio Leonardo da Vinci mudará para prédio do IPA em 2025

Mudança de espaço é resultado do leilão de parte dos bens da Rede Metodista

Mudança de espaço é resultado do leilão de parte dos bens da Rede Metodista

COLÉGIO LEONARDO DA VINCI/REPRODUÇÃO/JC
Compartilhe:
Fabrine Bartz
Fabrine Bartz Repórter
A partir de 2025, o prédio histórico que abrigava o Centro Universitário Metodista IPA, no bairro Rio Branco, na região central de Porto Alegre, será a sede da unidade Alfa do Colégio Leonardo da Vinci, do grupo Raiz Educação. A expectativa da direção é que o espaço no antigo IPA já esteja aberto para receber os alunos do Leonardo da Vinci no início do próximo ano letivo, em 17 de fevereiro. "Estamos contentes com a mudança, embora tenha acontecido de forma inesperada e rápida. Os arquitetos da nossa empresa já chegaram do Rio de Janeiro para avaliar as necessidades de melhorias e modernizações, respeitando as condições de ser um prédio tombado", destaca a diretora da unidade Alfa do Leonardo da Vinci, Márcia Andréa.
A partir de 2025, o prédio histórico que abrigava o Centro Universitário Metodista IPA, no bairro Rio Branco, na região central de Porto Alegre, será a sede da unidade Alfa do Colégio Leonardo da Vinci, do grupo Raiz Educação. A expectativa da direção é que o espaço no antigo IPA já esteja aberto para receber os alunos do Leonardo da Vinci no início do próximo ano letivo, em 17 de fevereiro.

"Estamos contentes com a mudança, embora tenha acontecido de forma inesperada e rápida. Os arquitetos da nossa empresa já chegaram do Rio de Janeiro para avaliar as necessidades de melhorias e modernizações, respeitando as condições de ser um prédio tombado", destaca a diretora da unidade Alfa do Leonardo da Vinci, Márcia Andréa.
Inaugurada em 1993, a unidade funcionava na rua Cabral há mais de 30 anos. Agora será transferida. "A história do novo lugar é muito importante para nós, uma escola que prima pelo conhecimento, pela valorização da história e tradição. O lugar e a proposta pedagógica estão combinados", comemora a diretora. Atualmente, o Lenardo da Vinci Alfa atende 880 alunos, desde a educação infantil até o terceiro ano do Ensino Médio, e conta com 75 funcionários.

O novo endereço, onde operava o IPA, conta com uma área de mais de 15 mil metros quadrados, com laboratórios de práticas exploratórias, um auditório para 400 pessoas, além da biblioteca com mais de 500 metros quadrados. “Iremos com toda nossa sede. Não esperávamos que seria uma decisão tão rápida, estávamos, inclusive, construindo um prédio para ampliarmos o atendimento aos alunos”, conta Andréa. Já o destino do atual espaço, na rua Cabral, ainda não foi definido. Reuniões para tratar do assunto serão realizadas na próxima semana. No terreno vizinho, a incorporadora Cyrela está concluindo um empreendimento imobiliário, com torres residenciais.
A mudança do Leonardo da Vinci para o IPA é resultado do leilão de parte dos bens da Rede Metodista, realizado no começo desta semana. Além do IPA, a empresa gaúcha Dallasanta, em parceria com o grupo Raiz Educação, arrematou, por R$ 33 milhões, o Colégio Metodista União, de Uruguaiana, e o fundo de comércio do Colégio Metodista Americano, também na Capital.

O termo de arrematação que homologa a venda de bens da Rede Metodista, em um processo de recuperação judicial, foi assinado pelo Juiz de Direito da Vara Regional Empresarial de Porto Alegre, Gilberto Schäfer, nesta sexta-feira (8).

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários