Cadastre-se para receber as Newsletters gratuitas do JC
As notícias que você não pode deixar de ler irão chegar cedinho no seu e-mail, para começar o dia bem informado!
Faça cadastro no site do JC para comentar.
Não é necessário ser assinante
Corrigir texto
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Entre com seus dados e boa leitura!
Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies. Para mais informações, consulte nossa Política de privacidade.
Aneel orienta como religar energia elétrica no retorno a imóveis atingidos
Chuvas deixaram várias casas submersas no Rio Grande do Sul
PREFEITURA DE SÃO LEOPOLDO/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Compartilhe:
JC
Passado o pior momento das enchentes no Rio Grande do Sul e em outras localidades do Sul do Brasil, muitas famílias estão retornando a suas casas e avaliando o estado do imóvel e dos equipamentos na propriedade. Dentro desse contexto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou dicas valiosas de segurança e aproveitamento na religação da energia elétrica e dos aparelhos em residências após a enchente.
Orientações de segurança
A primeira coisa a fazer é desligar a chave geral, aquele disjuntor que está lá na caixa do contador (medidor de energia).
Tire todos os aparelhos das tomadas. A maioria dos eletrodomésticos não estraga com a água. Mas se forem ligados à energia elétrica molhados, estragam.
Limpe bem as tomadas. Se puder, abra as caixas das tomadas e das chaves da luz (interruptores). Tire toda a lama e a água que estiver nelas e deixe secar.
Verifique se tem água ou lama nos canos (eletrodutos) por onde passam os fios e seque bem.
Quando tudo estiver limpo, bem seco e no lugar, pode ligar a luz com segurança.
Não ligue na tomada nada que esteja molhado ou sujo de lama. Primeiro limpe e seque bem seus eletros.
Para limpar os eletrodomésticos, pode jogar jato d’água para tirar a lama. O motor da geladeira é fechado, pode-se lavar à vontade.
Outros motores, como os de lavadora e liquidificador, podem ser lavados, mas o ideal é desmontar para limpar bem. Peça a alguém que tenha conhecimento técnico para fazer isso.
Eletrônicos que usam baterias ou pilhas podem ter danificado as partes que estavam ligadas, mas nem sempre é perda total. Limpe bem, deixe secar e leve para um técnico verificar.
Se a enchente atingiu o teto do imóvel, tire as lâmpadas e limpe os soquetes. Pode lavar as lâmpadas e deixar secar bem.
Assista ao vídeo da Aneel sobre as dicas de segurança.