Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

Franchising

- Publicada em 07 de Maio de 2023 às 18:09

Feira da Franquia atrai mais de 4 mil potenciais empreendedores

Visitantes puderam conhecer diferentes opções de investimentos em franquias

Visitantes puderam conhecer diferentes opções de investimentos em franquias


Letícia Heinzelmann/Divulgação/JC
A Feira da Franquia, realizada entre sexta-feira (5) e este domingo (7), no BarraShopping Sul, em Porto Alegre, atraiu um público de mais de quatro mil potenciais empreendedores. Participaram da edição deste ano cerca de 40 expositores com 100 opções de franquias, algumas com investimento a partir de R$ 10 mil em diferentes áreas e perfis.
A Feira da Franquia, realizada entre sexta-feira (5) e este domingo (7), no BarraShopping Sul, em Porto Alegre, atraiu um público de mais de quatro mil potenciais empreendedores. Participaram da edição deste ano cerca de 40 expositores com 100 opções de franquias, algumas com investimento a partir de R$ 10 mil em diferentes áreas e perfis.

• LEIA TAMBÉM: Redes querem ampliar número de unidades franqueadas no Rio Grande do Sul

• LEIA TAMBÉM: Feira atrai interessados em montar empreendimento próprio

 
Arvid Auras, diretor-executivo da Feira da Franquia, destaca que a proposta do evento é fazer a conexão entre franqueadores e potenciais investidores, criando um ambiente propício para networking e prospecção de investimentos num futuro próximo. O Rio Grande do Sul é um cenário atrativo para o evento, pois conta com mais de 9,6 mil operações de franchising - 5,37% do total nacional desse segmento, que ainda deve crescer 10% neste ano.“O mercado do Sul do País é muito atrativo e observamos grande movimentação de investidores que buscam liberdade financeira, estreando no mundo dos negócios em busca de um investimento já testado e seguro, ou diversificando seu portfólio”, avalia Auras.
Algumas das maiores franquias do Brasil estiveram presentes no evento, como Cacau Show, Re/Max, Casa Bauducco, Constance, RE/MAX, Grupo Trigo (China in Box, Spoletto e outras marcas), Casa do Construtor e Tintas MC. “A Região Sul tem capacidade para consumir 48 milhões de litros de tintas por ano. Isso nos dá uma tela em branco para pintar com nossas cores, e podemos mostrar ao potencial franqueado como é vantajoso fazer parte do nosso negócio”, diz Lucas Roth, consultor de Expansão de Tintas MC, que pretende abrir mais de 60 unidades só no Rio Grande do Sul nos próximos cinco anos.
A RE/MAX, rede de franquias imobiliárias, conta com unidades em 28 municípios gaúchos e quer aumentar esse número. “Franquia é um modelo de negócios estruturado que, quando aplicado e seguido conforme as orientações da franqueadora, o franqueado tem sucesso. Temos 65 agências e queremos terminar o ano com mais 15 unidades, atingindo a marca de 80 lojas no Rio Grande do Sul”, projeta Thiago Medeiros, master franqueados da Regional RE/MAX.
Além de redes com anos de experiência, a feira teve espaço para iniciantes. Uma delas foi a QPudim, que tem uma loja no Passo D´Areia, em Porto Alegre e se apresenta como a primeira franquia de pudins. “O interesse das pessoas pelo produto deu a largada para expandirmos a marca por meio das franquias”, conta Nilson da Silva, gerente de expansão da empresa.
O Z Café participou do evento pela primeira vez. Com 23 anos de história, a cafeteria entrou para o franchising em 2018, mas a pandemia acabou retardando alguns processos. “Esse contato com o público vai ser bem interessante porque temos um aquecimento de mercado. Estamos chegando a 21 lojas e sentindo mês a mês pela procura que vem aumentando e com o fechamento de negócios que vem crescendo gradativamente”, projeta Carlo Zanetti, proprietário do Z Café.
Com mais de 50 anos de história, a Ballardin Malhas, malharia de Caxias do Sul, está começando agora a operação no franchising e apresentou na feira seus modelos de negócio. “Trazemos alguns diferenciais em relação a outras franquias do mercado porque temos a possibilidade de fornecer para o franqueado um estoque que é 100% consignado. Assim ele consegue ter uma loja em um shopping com um aporte inicial bastante reduzido”, ressalta Ruan Dresch, diretor comercial da Ballardin.
Para os visitantes, a feira foi a chance de conhecer mais sobre as oportunidades de investimento. Foi o caso do empresário do ramo de refrigeração industrial Everaldo Martins, de Gravataí, que visitou o evento na sexta-feira em busca de uma opção de franquia. “Estou procurando algo do setor de alimentação porque todo mundo consome e seria uma coisa mais prática e rápida”, conta Martins, que tem a própria empresa há 23 anos e quer atuar nas duas frentes.
Segundo Jociane Ongaratto, gestora de Projetos do Sebrae RS, o mercado de franchising é um dos segmentos mais prósperos do empreendedorismo nacional e gaúcho. A organização apoia atualmente 18 marcas a ampliar suas redes.