"111 anos como? Desde os ensinamentos do meu pai, temos um slogan: Óptica Martinato - a imagem correta do mundo que nos cerca", resume Carlos Martinato, com 88 anos, filho de Guerino Martinato, que fundou em 12 de agosto de 1912 o negócio em Rio Grande, na zona Sul. Depois, a loja se mudou para Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.
>> A Óptica Martinato faz parte da série Histórias do Comércio do RS. A coluna já contou a trajetória de outras duas lojas que estão em Caxias do Sul: loja de vestuário Magnabosco e relojoaria Beretta.
É a operação mais antiga na região no comércio do segmento, com loja no Centro da cidade, segunda maior economia do Rio Grande do Sul.
Vera, terceira geração dos fundadores, gerente da loja e filha de Carlos, que ainda está no dia a dia da operação, define o que mantém o negócio por mais de um século:
"É um negócio antigo, mas é moderno e precisa estar no mundo. Se não fechava antes".
Um dos trunfos da operação, diz ela, são investimentos em tecnologia e uso de equipamentos modernos. Hoje, a unidade, única da marca, tem 10 funcionários, com perfil de profissionais que dominam o conhecimento técnico da área óptica.
"Porta de venda de óculos tem muitas, mas óticas são poucas", desafia Vera, citando que é preciso ter o diferencial técnico e ainda maquinário óptico. "Envolve saúde. Uma baixa qualidade prejudica o olho. O que vendemos, entregamos",


Facebook
Google
Twitter