Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

- Publicada em 08 de Março de 2023 às 16:37

Renner abre quinta loja circular no Brasil e a primeira no Rio Grande do Sul

Da vitrine ao mobiliário e provador, a operação segue valores sustentáveis e de inclusão

Da vitrine ao mobiliário e provador, a operação segue valores sustentáveis e de inclusão


PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello
A gigante varejista de moda brasileira, a gaúcha Renner, já apresentou aos consumidores como é a sua primeira unidade física no Rio Grande do Sul que segue o conceito de loja circular. Circular porque tem a ver com sustentabilidade, da energia a layout e coleções.
A gigante varejista de moda brasileira, a gaúcha Renner, já apresentou aos consumidores como é a sua primeira unidade física no Rio Grande do Sul que segue o conceito de loja circular. Circular porque tem a ver com sustentabilidade, da energia a layout e coleções.
No mercado gaúcho, a Lojas Renner fez outro movimento. Fechou loja da bandeira Youcom, em um dos shoppings do Zaffari, mas garantiu que tem planos de expandir o braço jovem do negócio.  
A operação fica no Shopping Iguatemi e abriu nessa terça-feira (7), mas ainda não está completa. A loja convencional da marca no empreendimento está em transformação. A primeira etapa foi concluída no primeiro piso, mas faltam ainda mais dois andares. 
A coluna Minuto Varejo foi a primeira a mostrar, em meados de janeiro, a mudança no modelo de varejo. É a quinta filial da loja circular da varejista de moda. Outras três unidades ficam no Rio de Janeiro e uma em São Paulo.
"A meta é ampliar o modelo nos próximos anos", projetou a gigante de moda, em nota.
Os componentes de layout, materiais, coleções e fontes de energia com pegada sustentável estão presentes na área transformada. Da vitrine mais moderna e que aproxima o cliente, à tinta usada nas araras onde são expostas as roupas, ao mobiliário, a roupas, e ao teto (que foi expandido com retirada de forro de gesso), tudo na nova loja transpira circularidade.   
Além de aspectos ligados a uso de materiais e fontes de energia, a loja também vem com aplicações que melhoram o acesso e inclusão das pessoas. Tem elevador de acessibilidade entre os andares, checkout autônomo, caixas de autoatendimento em todos os andares e provador com lounge e cabines para todos os gêneros (o primeiro no Estado) no mesmo ambiente. Segundo a Renner, o provador proporciona nova experiência aos consumidores.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/07/206x137/1_minuto_varejo_renner_loja_circular_ambiente_interno_jornal_do_comercio-10142589.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6407ac28ca714', 'cd_midia':10142589, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/07/minuto_varejo_renner_loja_circular_ambiente_interno_jornal_do_comercio-10142589.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - Renner - loja circular - Shopping Iguatemi - Porto Alegre - sustentabilidade - roupas - energia - reciclagem - produtos - moda - confecção', 'ds_midia_credi': 'PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - Renner - loja circular - Shopping Iguatemi - Porto Alegre - sustentabilidade - roupas - energia - reciclagem - produtos - moda - confecção', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '562', 'align': 'Left'}
Painel em meio à área da loja apresenta os impactos da circularidade na operação. Fotos: Patrícia Comunello/JC
A empresa investirá cerca de R$ 26 milhões para transformar a unidade do Iguatemi em "uma loja que incorpore as melhores práticas de sustentabilidade e circularidade, combinadas com novas soluções de omnicanalidade que ofereçam experiências de compra cada vez mais encantadoras aos clientes", diz em nota.
A companhia, dona também das bandeiras Youcom, Camicado e Ashua, começou a obra em 2 de janeiro. A conclusão total do novo modelo é prevista para meados do ano, na largada do segundo semestre.
A rede esclarece, também por nota, que o número de funcionários (não é indicado o número) e a área física da loja vai continuar o mesmo. São 6.670 metros quadrados de área total e 4.320 m² de área de vendas.
Durante a reforma, os níveis que não estão em mudança permanecem abertos. Agora foi dado início para a alteração no padrão no segundo piso. 
Em conversa com a equipe da loja, a coluna ouviu uma indagação inusitada de clientes que passavam e viam tapumes avisando sobre a virada para loja circular. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/07/206x137/1_minuto_varejo_renner_loja_circular_ambiente_interno_jornal_do_comercio_2-10142596.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6407ac485c8db', 'cd_midia':10142596, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/07/minuto_varejo_renner_loja_circular_ambiente_interno_jornal_do_comercio_2-10142596.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - Renner - loja circular - Shopping Iguatemi - Porto Alegre - sustentabilidade - roupas - energia - reciclagem - produtos - moda - confecção - provadores sem gênero', 'ds_midia_credi': 'PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - Renner - loja circular - Shopping Iguatemi - Porto Alegre - sustentabilidade - roupas - energia - reciclagem - produtos - moda - confecção - provadores sem gênero', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '553', 'align': 'Left'}
Provador para todos os gêneros é o primeiro em uma filial da rede no Estado e foca também experiência 
"A loja vai ser redonda? Como vai ser?", reproduziu um dos funcionários. De pronto, a equipe explicava que não se tratava de formato físico do espaço, mas de um novo conceito de unidade. 
"Circular" engloba modelo de negócio que prioriza o uso sustentável de recursos, com otimização nos processos da atividade, com insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.
"O modelo de loja circular tem como foco a ecoeficiência e a máxima redução dos impactos ambientais, da obra à operação. Aplica conceitos como a reutilização e o descarte adequado de materiais ao final da sua vida útil, menor geração de resíduos e de emissões de gases de efeito estufa, economia de água, uso de energia de fontes renováveis de baixo impacto, menor consumo energético, instalação de equipamentos automatizados e mais eficientes, manutenção de espaços verdes e utilização de materiais recicláveis nos manequins e itens de decoração", lista a companha, na nota.
"Fomos pioneiros ao inaugurar, em outubro de 2021, a primeira loja circular do varejo brasileiro", demarcou, por nota, a diretora de operações da companhia, Fabiana Taccola.
As bandeiras da Lojas Renner, como é listada na bolsa de valores brasileira (B3), somam mais de 660 unidades no Brasil e no Uruguai e na Argentina, nos dois países com bandeira Renner.
O grupo varejista definiu a meta de, até 2030, ter 100% das peças de vestuário das marcas próprias mais sustentáveis.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO