Atacarejo do Oeste de Santa Catarina prepara entrada em Porto Alegre

Grupo abriu recentemente a quarta loja da Via no Estado, primeira fora da Serra Gaúcha

Por Patrícia Comunello

No fim de janeiro, loja da bandeira foi inaugurada em Santa Cruz do Sul
Sem revelar ainda o endereço, uma das maiores varejistas de supermercado de Santa Catarina e com sede na Região Oeste, onde milhares de gaúchos se estabeleceram desde o século passado, prepara a entrada no mercado de Porto Alegre.
O grupo Passarela informou, por nota, que vai abrir seu primeiro atacarejo da bandeira Via na Capital em 2023. O aporte deve ser em torno de R$ 40 milhões, que a média de investimento por loja. Foi o valor da quarta unidade da bandeira no Estado, aberta em fim de janeiro em Santa Cruz do Sul, com 4 mil metros quadrados de área de vendas.
Porto Alegre entrou no radar de marcas de atacarejo de fora. Stok Center, da Comercial Zaffari, de Passo Fundo e líder no modelo de loja no mercado gaúcho, e Desco, do Imec, abriram operações. O Stok tem uma na Zona Norte, perto da BR-290 (freeway), e o Desco soma duas (bairros Floresta e Hípica, na Zona Sul). A rede Kan, também da Zona Sul, entrou em atacarejo em 2022 com o Kan Super&Atacado, em seu shopping na Restinga. 
O grupo Pereira, também de origem catarinense, está preparando a implantação de uma loja da bandeira Fort Atacadista, na avenida Manoel Elias, no limite entre as Zonas Norte e Leste da Capital, na avenida Manoel Elias. O Fort está prestes a abrir a primeira filial no Estado, desta vez em Canoas.    
"Chegaremos na capital gaúcha com muito orgulho", diz o grupo, com sede em Concórdia, na divisa com o Rio Grande do Sul e onde nasceu a antiga Sadia, hoje BRF, um dos maiores nomes da indústria de alimentos do Brasil e exportadora global em frango e suínos.  
"O plano de expansão do grupo continua e está muito bem traçado", completa a marca, citando que terá mais duas unidades no estado vizinho, em Capinzal, também no Oeste, e na sede Concórdia, onde ainda não tem atacarejo, mas apenas supermercado Passarela. "As obras já iniciaram", citou, sobre os projetos em solo catarinense. 
Tanto as filiais de Concórdia e Capinzal, como a de Santa Cruz do Sul, eram previstas para o ano passado, mas foram reprogramadas para este ano devido ao andamento das obras. 
O avanço no Rio Grande do Sul já havia sido reforçado pelo diretor comercial do grupo, Marcio Luiz Simioni, em conversa com a coluna Minuto Varejo em 2022. Simioni indicou que o crescimento seria por meio de atacarejos. 
Via foi aberta em Caxias do Sul.
Em 2021, as duas primeiras lojas da bandeira haviam sido inauguradas também na Serra Gaúcha, em Farroupilha e Bento Gonçalves. 
O Passarela foi criado em 1986, começando como lanchonete. Em 1990, abriu o primeiro supermercado. A bandeira Via foi criada em 2013 e chega agora a nove unidades, com a loja de Santa Cruz do Sul, entre os dois estados.
Em Santa Cataria, está ainda em Caçador, Videira, Canoinhas, Curitibanos e Chapecó. No Estado, o grupo tem também supermercado em Erechim.
Últimas Notícias