Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

- Publicada em 22 de Janeiro de 2023 às 16:53

Zaffari já tem três pontos de entrega de compras online; veja onde

Posto na loja da avenida Ipiranga funciona desde meados de janeiro para todos os clientes

Posto na loja da avenida Ipiranga funciona desde meados de janeiro para todos os clientes


PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello
A maior rede supermercadista gaúcha acelerou seu modelo de compras online, com retirada no físico. A coluna Minuto Varejo (MV) havia informado que um novo ponto do Clique & Retire havia sido instalado em uma das lojas do Zaffari em Porto Alegre. Depois de checar a operação no supermercado da avenida Ipiranga, a coluna descobriu que já há outro posto em funcionamento, mas na Zona Sul. 
A maior rede supermercadista gaúcha acelerou seu modelo de compras online, com retirada no físico. A coluna Minuto Varejo (MV) havia informado que um novo ponto do Clique & Retire havia sido instalado em uma das lojas do Zaffari em Porto Alegre. Depois de checar a operação no supermercado da avenida Ipiranga, a coluna descobriu que já há outro posto em funcionamento, mas na Zona Sul. 

VÍDEO: Como é o posto de retirada em um dos supermercados do Zaffari

Com isso, passam a ser três unidades com o Clique & Retire na Capital. O serviço estreou em meados de 2022 no Bourbon Assis Brasil, na Zona Norte. 
Minuto Varejo já havia informado, em outubro de 2022, que o posto do e-commerce da Companhia Zaffari estava sendo instalado na avenida Ipiranga, no bairro Santa Cecília. A unidade foi ativada em 12 de janeiro, segundo apurou o MV. As retiradas são de segunda-feira a sábado.  
Na filial do bairro Hípica, a operação teve início uma semana antes.  O Zaffari, porém, não chegou a noticiar sobre nenhuma dos novos postos com o serviço.
Um detalhe chamou a atenção. Tudo indica que a rede liberou o acesso às compras online para qualquer cliente. No ano passado, o Clique & Retire havia sido franqueado a um número limitado, pois o sistema seria testado. 
Basta ir até a loja e se cadastrar para ter acesso a uma plataforma dedicada ao e-commerce. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/01/22/206x137/1_minutovarejo_zaffari_clique_retire_ipiranga_jornal_do_comercio-9906417.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'63cd85fa0410d', 'cd_midia':9906417, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/01/22/minutovarejo_zaffari_clique_retire_ipiranga_jornal_do_comercio-9906417.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - Companhia Zaffari - compras online - clique &retire - loja Ipiranga - Porto Alegre - consumo - supermercado - e-commerce', 'ds_midia_credi': 'PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - Companhia Zaffari - compras online - clique &retire - loja Ipiranga - Porto Alegre - consumo - supermercado - e-commerce', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '566', 'align': 'Left'}
Loja na Ipiranga colocou QR Code na parede para o cliente acessar a plataforma de compras. Foto: Patrícia Comunello/JC
No estacionamento externo da loja da Ipiranga, número 3000, já há sinalização para consumidores que fizeram as compras e forem retirar. Vagas exclusivas ficam liberadas ao lado de uma das entradas. No domingo, como não há entrega, os espaços são usados por todos.
Como funciona? O cliente para o carro e direciona a câmera do smartphone para o QR Code que está adesivado na parede, em frente à vaga. O link é direcionado para a plataforma de e-commerce onde tem o registro da compra da pessoa.
No futuro, segundo o MV constatou, deve ser aberto um acesso ao lado do espaço que concentra a logística do Clique & Retire, bem em frente aos caixas. Isso evitará que o fluxo da entrega atrapalhe o movimento de quem vai ao local para a compra diretamente na loja.

Explosão do pickup store pós-pandemia

O Zaffari opta por fazer o cliente ir até a loja retirar o produto, seguindo o famoso pickup store, em inglês, que é a coleta na loja. Não há até agora uma entrega em casa com uso pulverizado em meio digital, como muitas redes gaúchas já adotam faz tempo.
Com as restrições da pandemia, a modalidade de retirada explodiu em diferentes segmentos do varejo, justamente pela facilidade da compra online e busca no ponto, sem ter de circular na loja, ambiente que foi mais sensível em meio ao aumento de casos de Covid-19.
Além disso, o cliente também pode se programar e ir mais rápido ou no tempo adequado ao ponto para retirar suas compras.
O pickup store foi uma saída para muitos tipos de varejos que não podiam abrir. Muitos chamaram de drive-thru. As compras podem ser por app, sites ou aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.
No pós-pandemia, o sistema fez gigantes como Amazon, Google e Starbucks criarem lojas focadas nesta modalidade. 
Hoje o recurso está em quase todos os varejos. Rm cidades como Nova York, as vitrines tem a sinalização do pickup como um serviço tão comum quanto entrar para pedir e pagar no balcão ou outro dispositivo, como tablets - ou sem ter de pagar com cartão ou dinheiro, porque sensores registram os itens, com o fechamento da compra de forma online.
No pickup, a diferença é que o cliente chega com a compra e pagamento feitos. É só pegar o produto e sair. Facilidade e tempo abreviado são as duas vantagens da operação, e a palavra que resume, no final das contas tudo isso, é conveniência.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO