Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

- Publicada em 06 de Outubro de 2022 às 08:40

Zaffari prepara novo ponto de retirada de compras do e-commerce

Área em frente aos caixas e que tinha venda de produtos está coberta para montar o serviço

Área em frente aos caixas e que tinha venda de produtos está coberta para montar o serviço


PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello
Atualizada às 11h34min de 10/10/2022 - Chamou a atenção de quem faz compras no supermercado Zaffari da avenida Ipiranga, em Porto Alegre, o espaço em frente aos caixas que tinha venda de produtos diversos, cigarros e afins e agora está todo tapado. Tem até a clássica plaquinha com o aviso: "Para seu melhor atendimento, ..." Ops: "... estamos modernizando nossas instalações".
Atualizada às 11h34min de 10/10/2022 - Chamou a atenção de quem faz compras no supermercado Zaffari da avenida Ipiranga, em Porto Alegre, o espaço em frente aos caixas que tinha venda de produtos diversos, cigarros e afins e agora está todo tapado. Tem até a clássica plaquinha com o aviso: "Para seu melhor atendimento, ..." Ops: "... estamos modernizando nossas instalações".
Entendeu o que está por trás da vitrine coberta de plástico branco que provoca a curiosidade de muitos clientes da maior rede do setor em faturamento, segundo ranking da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas)?
A colunista do Minuto Varejo foi à loja na noite desta quarta-feira (5), viu o espaço tapado e, claro, sondou com a equipe do supermercado o que vai ter no espaço. E a resposta? 
A antiga área de venda de produtos vai ser o QG de mais um ponto de retirada do e-commerce da rede, o Clique & Retire, lançado em julho deste ano. Outra área foi montada quase ao lado, mas fechada e que pode ser usada para apoiar o serviço.
A coluna apurou que o novo ponto, que deverá ser o segundo com o serviço (salve se tiver mais algum outro sendo preparado - quem perceber algum espaço diferente dentro de uma loja da marca avisa a coluna), deve ser ativado até o fim de outubro. Mais de 10 funcionários já estão sendo treinados para atuar no setor, entre separação de produtos e entrega.
Qual é a ideia: o consumidor vai fazer as suas compras pelo aplicativo ou site do Zaffari e irá até a loja para buscar os itens.
Ou seja, em vez de entrar no supermercado, percorrer corredores atrás dos produtos nas gôndolas, o que leva tempo, e depois passar nos caixas para pagar, o cliente terá apenas o trabalho de se dirigir ao posto de Clique & Retire e literalmente pegar suas comprinhas.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/10/05/206x137/1_minuto_varejo_zaffari_fila_caixas_com_operador_self_checkout_loja_ipiranga_jornal_do_comercio_2-9789678.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'633e2a8e73292', 'cd_midia':9789678, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/10/05/minuto_varejo_zaffari_fila_caixas_com_operador_self_checkout_loja_ipiranga_jornal_do_comercio_2-9789678.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - Zaffari - consumidores - loja supermercado Ipiranga - filas - caixas - com operadores e self checkout - Porto Alegre - pagamento - ', 'ds_midia_credi': 'PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - Zaffari - consumidores - loja supermercado Ipiranga - filas - caixas - com operadores e self checkout - Porto Alegre - pagamento - ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '525', 'align': 'Left'}
Opção de compra online e retirada na loja deve amenizar fluxo com fila em alguns dias. Foto: Patrícia Comunello/JC
Além do espaço que está sendo preparado, será aberto um acesso ao lado da área, onde hoje tem grandes janelões, para que os consumidores possam entrar para fazer a retirada, sem gerar fluxos por dentro do corredor da loja. Até porque a movimentação para retirada pode gerar certo "engarrafamento" no supermercado. Em dias de grande fluxo, isso já ocorre em alguns horários.
Não está descartado que a entrega possa ser feita até mesmo no carro, pois o cliente tem de parar no estacionamento em frente à loja.
Até agora o Zaffari, a última grande varejista gaúcha de autosserviço (supermercado) a aderir ao e-commerce, quase três anos depois do desembarque da pandemia da Covid-19, montou apenas um ponto do seu Clique & Retire que fica no Bourbon Assis Brasil, na Zona Norte da Capital.
Outro detalhe importante na estreia no canal digital: a compra online ainda é bem restrita, está em fase de testes e foi disponibilizada a um grupo bem seleto de clientes. Segundo a bandeira, 6,5 mil consumidores podem ir ao super, por meio da plataforma de e-commerce.   
Sobre o acesso ao serviço, a Companhia Zaffari disse, por e-mail, que "está gradativamente aumentando o número de clientes habilitados para o uso do Clique & Retire". O funcionamento, diz a bandeira, visa ao "aperfeiçoamento do serviço de compras para garantir qualidade de produtos e das experiências".
Questionada a respeito da ampliação de postos, a rede não comentou sobre a possibilidade de ativação do Clique & Retire no Zaffari Ipiranga e se limitou a observar que "novas informações sobre o desenvolvimento do projeto serão divulgadas assim que estiverem disponíveis".
Sobre o aplicativo da rede, "o app Zaffari e Bourbon não tem conexão com o e-commerce". "A funcionalidade de criar listas antecede o projeto de loja online e, em função disso, não existe a possibilidade de realização de compras através das listas na ferramenta", explica a varejista.
A implantação em mais uma loja, segundo informação obtida no local, indica que o Zaffari está tendo êxito na operação. Sobre o Clique & Retire, a empresa informa que novas informações sobre o desenvolvimento do projeto serão divulgadas assim que estiverem disponíveis.
A criação de espaços para retirada de mercadorias compradas no meio online já está bastante difundida no varejo.
Grandes redes de eletromóveis, como Magazine Luiza, Casas Bahia e Ponto (que são do memo dono, a Via) e Lojas Colombo, além das varejistas de moda, transformaram a loja real em hub logístico. A nova função do ponto aumenta a rapidez de entrega, pois usa estoque da loja. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO