Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

- Publicada em 08 de Julho de 2022 às 11:25

Comercial Zaffari avança em obra de mais um atacarejo no Centro do RS

Estrutura do futuro atacarejo está quase pronta em área de sete hectares no bairro Noêmia

Estrutura do futuro atacarejo está quase pronta em área de sete hectares no bairro Noêmia


PREFEITURA DE CACHOEIRA DO SUL/DIVULGAÇÃO/JC
Patrícia Comunello
A vizinhança do terreno no bairro Noêmia, na periferia de uma das cidades mais centrais do Rio Grande do Sul, acompanha dia a dia a evolução da obra que já está bem adiantada. Apesar do dono, a Comercial Zaffari, de Passo Fundo, não se manifestar, a placa na frente do empreendimento não deixa dúvida: "em breve Stok Center".
A vizinhança do terreno no bairro Noêmia, na periferia de uma das cidades mais centrais do Rio Grande do Sul, acompanha dia a dia a evolução da obra que já está bem adiantada. Apesar do dono, a Comercial Zaffari, de Passo Fundo, não se manifestar, a placa na frente do empreendimento não deixa dúvida: "em breve Stok Center".
A coluna Minuto Varejo já informou que a marca vai erguer também filial em uma cidade do Vale do Rio Pardo
Cachoeira do Sul, distante cerca de 120 quilômetros de Santa Maria e quase 200 quilômetros de Porto Alegre, será um dos próximos destinos da bandeira de atacarejo do segundo maior grupo supermercadista do Rio Grande do Sul, atrás apenas do grupo Zaffari, de Porto alegre.
Pela apuração que a coluna fez, a obra em Cachoeira estaria com mais de 80% da execução concluída. A imagem mostra que a edificação, com estrutura metálica e pré-moldados, está bem adiantada.
Um detalhe que reforça a proximidade da inauguração é que a rede já está contratando para os 130 empregos para o supermercado, número informado ao município. A oferta é para diversas ocupações na função de supervisor e de recursos humanos. Candidatos podem obter mais detalhes e se candidatar pelo https://comercialzaffari.gupy.io/.   
O Minuto Varejo já noticiou que outra filial do modelo que une o autosserviço do supermercado e volume de atacado vai ser erguida em Venâncio Aires, com previsão de abertura em 2024, segundo dados repassados pela Comercial Zaffari à prefeitura da cidade. Este ano a rede já abriu duas operação, em Santa Cruz do Sul e em Guaíba, num intervalo de 15 dias, em abril.  
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/04/05/206x137/1_lp_050422___stok_center__2_-9586169.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'624c529fe68ae', 'cd_midia':9586169, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/04/05/lp_050422___stok_center__2_-9586168.jpg', 'ds_midia': 'Fotos do Stok Center que abriu hoje em Guaíba ', 'ds_midia_credi': 'LUIZA PRADO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Fotos do Stok Center que abriu hoje em Guaíba ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Unidade do Stok Center de Guaíba foi a última a abrir e 15 dias depois da loja de Santa Cruz do Sul. Foto: Luiza Prado/JC
Residentes e quem têm negócio no entorno do terreno, na rua Augusto Wilhelm, esperam que a chegada do atacarejo valorize imóveis e gere um novo fluxo. Ao lado do futuro mercado, fica a sede campestres do Clube Comercial. Na frente do futuro Stok Center, tem um motel.
O bairro tem cerca de 5 mil moradores, tem perfil de renda mais baixa e tem ainda uma unidade, chamada de sistemista, que monta partes de calçados para a gigante gaúcha do setor, Beira-Rio. 
A licença de instalação (LI), que dá sinal verde para começo das obras, foi entregue em novembro de 2021 pelo prefeito Otávio Germano ao gerente de engenharia da Comercial Zaffari, Ricardo Colnaghi.
Segundo o projeto registrado no município, a unidade do atacarejo terá 11 mil metros quadrados de área de venda e cerca de 500 vagas de estacionamento. A área onde está sendo erguido o empreendimento fica numa área de sete hectares que foi comprada pelo grupo de um proprietário privado.
A Comercial Zaffari não chegou a informar o valor do investimento na unidade, segundo a prefeitura.
A loja de Cachoeira do Sul pode ser a 22ª filial da bandeira de atacarejo ou a 23ª, dependendo do mês de abertura.
Tudo porque a Comercial Zaffari tem outro Stok Center a caminho, que está em construção em Tramandaí e que é prometido para começar a funcionar em outubro. O tamanho das duas novas lojas será o mesmo e entre os maiores da rede.
Na cidade do Litoral Norte, outro grupo com atacarejo, o Unidasul, vai abrir um Macromix no mesmo mês.
O mundo dos atacarejos, segmento que mais cresce no setor e num movimento que já se consolidou em outras regiões do País, tem, na cena estadual, ainda o Desco, do Imec (Lajeado). De fora, entram com fome de espaço o Via Atacadista, da rede catarinense Passarela, e o Fort, também do estado vizinho, com projeto para ter loja em Porto Alegre. Outras marcas locais vão entrar no ramo, como a rede Super Kan, do Extremo Sul da Capital, que está erguendo o Center Kan, que terá atacarejo.
De olho no mercado e, claro, em mais receita, o Zaffari porto-alegrense também se rendeu ao formato e anunciou a marca Cestto, que terá a primeira unidade em Gravataí até o fim deste ano.

"Quando uma grande empresa escolhe uma cidade, não é à toa", diz secretária de Cachoeira do Sul

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/07/08/206x137/1_minuto_varejo_cachoeira_do_sul_stok_center_secretaria-9682968.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'62c8306f64426', 'cd_midia':9682968, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/07/08/minuto_varejo_cachoeira_do_sul_stok_center_secretaria-9682968.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - Comercial Zaffari - obra de futuro Stok Center - Cachoeira do Sul - supermercado  - secretária de Indústria e Comércio, Vanessa Csaszar- investimento - economia - desenvolvimento  ', 'ds_midia_credi': 'PREFEITURA DE CACHOEIRA DO SUL/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - Comercial Zaffari - obra de futuro Stok Center - Cachoeira do Sul - supermercado  - secretária de Indústria e Comércio, Vanessa Csaszar- investimento - economia - desenvolvimento  ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '587', 'align': 'Left'}
Vanessa diz que grupos investem de olho no potencial de consumo da população. Foto: Prefeitura de Cachoeira do Sul/Divulgação 
"Quando uma grande empresa escolhe uma cidade, não é à toa", avisa a secretária municipal de Indústria e Comércio, Vanessa Csaszar, ao comentar a implantação do atacarejo e outros negócios também em varejo.
"A empresa estudou as potencialidades do município e, principalmente, se sentiu segura pela política pública aplicada no presente momento, de vir investir aqui", pontua a titular da aposta de Indústria e Comércio. 
A atratividade para os grupos investirem está ligada, diz Vanessa, à formação de uma polo regional de ensino. A Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm) ampliou cursos e atraiu mais estudantes. A Universidade Estadual do RS (Uergs), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) têm operações locais também.
"Isso faz com que Cachoeira do Sul tenha grande potencialidade de crescimento econômico e atraia investidores", credita a secretária
Outro fator que se explica pela trajetória de avanço de renda e produção é a existência de uma economia em torno do agronegócio, que turbina o poder de consumo local, acrescenta Vanessa.
Sobre o impacto do desembarque do Stok Center no mercado local, Vanessa lembra que a cidade tem outras redes tradicionais "que atendem bem a população", mas que a chegada de novos players "é sinônimo de novos empregos e acirramento da competição o que gera mais preço ao consumidor final".
A gestora aproveita e faz uma provocação, diante de novas demandas locais e nas regiões onde ficam os empreendimentos: "Gostaríamos e pediremos aos novos empreendedores que façam investimentos comunitários na nossa cidade. Participar de projetos da comunidade é tão importante quanto gerar emprego", associa ela.

Onde já tem e onde vai ter loja do Stok Center?

São 21 lojas da bandeira de atacarejo, sendo 20 no Rio Grande do Sul e uma em santa Catarina. As futuras unidades do Stok Center a serem erguidas e já anunciadas. 
Futuras lojas e inauguração prevista:
  • Cachoeira do Sul (RS), e 2022 (sem data)
  • Tramandaí (RS), em outubro de 2022
  • Venâncio Aires (RS), no começo de 2024 
Rio Grande do Sul
  • Passo Fundo (3)
  • Caxias do Sul (2)
  • Canoas (1)
  • Capão da Canoa (1)
  • Cruz Alta (1)
  • Gravataí (1)
  • Guaíba (1)
  • Ijuí (1)
  • Lagoa Vermelha (1)
  • Porto Alegre (1)
  • Pelotas (1)
  • Rio Grande (1)
  • Santa Cruz do Sul (1)
  • Santa Maria (1)
  • Santa Rosa (1)
  • Santo Ângelo (1)
  • Vacaria (1)
Santa Catarina
  • Lages (1)
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO