Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mercado Digital

- Publicada em 29 de Maio de 2019 às 19:43

Ou nos tornamos ágeis para atender as mudanças, ou não sobreviveremos, diz Gerdau

Empresário diz que a modernização dos governos só vai acontecer com pressão da sociedade civil

Empresário diz que a modernização dos governos só vai acontecer com pressão da sociedade civil


LUIZA PRADO/JC
Patricia Knebel
A pergunta é direta e necessária, afinal, estamos diante de um dos mais importantes empresários brasileiros, Jorge Gerdau Johannpeter, acostumado a grandes desafios: como é liderar uma empresa neste mundo em constante transformação?
A pergunta é direta e necessária, afinal, estamos diante de um dos mais importantes empresários brasileiros, Jorge Gerdau Johannpeter, acostumado a grandes desafios: como é liderar uma empresa neste mundo em constante transformação?
“Muito mais difícil do que no passado. Na minha vida empresarial, sempre tive condições de enxergar lá na frente o que iria acontecer. Mas hoje é preciso uma inquietação absoluta e permanente, pois as previsibilidades estão muito difíceis. Ou nos tornamos ágeis e nos capacitamos para atender a essas mudanças, ou não sobreviveremos”, alerta. O empresário é um dos personagens da série Mentes Transformadoras, uma realização do Jornal do Comércio.
Essa realidade impõe atenção redobrada. As companhias de maior porte, que têm contato maior com o mercado internacional, estão conseguindo acelerar. Mas, toda economia, o que inclui também as pequenas empresas, precisa acompanhar o ritmo “É preciso que haja consciência em todos os níveis empresariais de que esse é um movimento global. Não tem meia opção. Temos que assumir essa visão e nos capacitar para a inovação”, aponta Gerdau.
> Vídeo: como o empresário reage e encara os desafios da inovação 
O empresário avalia que o Brasil ainda está andando relativamente lento, e o que pode ajudar a explicar isso é o fato de que o próprio governo, que tem uma parcela do importante do Produto Interno Bruto (PIB), também está atrasado na era digital em relação aos países mais desenvolvidos. “A modernização dos governos e dos políticos só vai acontecer com pressão da sociedade civil. O setor público e privado precisam adotar as novas tecnologias urgentemente”, analisa.
Gerdau tem acompanhado com grande interesse o que está acontecendo nos ambientes de inovação brasileiros. “Temos exemplos fantásticos de startups. É um núcleo relativamente pequeno e que ainda não está conseguindo impactar o cenário empresarial global, mas a atitude deles está correta. Sou otimista”, comenta.

> Podcast: ouça a entrevista completa

Questionado se sente medo quando se vê diante de tantas transformações brutais, o empresário afirma, com sua postura sempre determinada. “Não gosto da palavra medo, pois ela me remete à recolhimento e fuga. Talvez um pouco de angústia até que um problema não seja resolvido. Na minha filosofia de vida, temos de acreditar na nossa capacidade de, com o trabalho das nossas equipes, vencer os desafios”, conclui.

Quem são as 11 Mentes Transformadoras:

  Jorge Gerdau Johannpeter, empresário 
  Pedro Englert, CEO da StartSe 
  Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pucrs 
  Mônica Timm, CEO da plataforma de leitura Elefante Letrado 
  José Renato Hopf, fundador e CEO 4all 
  Cesar Leite, fundador e CEO Grupo Processor 
  Daniel Randon, CEO das Empresas Randon 
  Tito Gusmão, CEO da corretora digital Warren
  Luís Lamb, pesquisador em Inteligência Artificial e secretário de Inovação, Ciência Tecnologia do Rio Grande do Sul
  Susana Kakuta, diretora do Tecnosinos
  Guilherme Braga, cofundador e CEO da Egalitê Recursos Humanos Especiais
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO