Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mercado Digital

- Publicada em 04 de Agosto de 2023 às 17:13

Inteligência Artificial generativa mudará curso da história, aponta AWS

VP global de Tecnologia, Soluções Vendas, Francessca marcou presença no evento no Brasil

VP global de Tecnologia, Soluções Vendas, Francessca marcou presença no evento no Brasil


AWS/Divulgação/JC
de São Paulo
de São Paulo
O jogo da Inteligência Artificial (IA) generativa ainda está no começo, mas o nível de aceleração das discussões é grande, especialmente sobre os melhores modelos, precificação e segurança, e pautou boa parte das discussões do AWS Summit São Paulo, que aconteceu nesta quinta-feira (3), na capital paulista, reunindo mais de 10 mil pessoas.

"Estamos à beira de uma nova transformação que vai mudar o curso da história. Iniciamos a maratona da Inteligência Artificial (IA) generativa e as perspectivas são imensas", destacou o diretor geral para o Setor Corporativo da AWS no Brasil, Cleber Morais.
Ele conta que a companhia tem apoiado muitos clientes nesta jornada. "A Alexa, os nossos centros de distribuição 100% robotizados e a personalização do nosso site são exemplos da nossa bagagem em relação à IA e Machine Learning. Agora, vamos ajudar os clientes nessa nova fase", destacou.

O AWS Summit reuniu cases de empresas como Itaú, Boticário e Mercado Livre, que usam a infraestrutura da AWS. "Ninguém vai liderar 100% esse mercado, será necessário trabalhar com parceiros. Os nossos clientes estão tentando entender, dentro do seu core business, como gerar insights para trazer diferencial ao seu negócio", destacou Morais.
LEIA MAIS: Inteligência Artificial generativa mudará curso da história, aponta AWS

O CTO do Grupo Boticário, Renato Pedigoni, contou que a companhia possui hoje 2,6 mil pessoas só no time de tecnologia - a meta é chegar a 3 mil até o final de 2023.

"Deixamos de ser uma empresa que usa tecnologia para uma que constrói tecnologia. Ao investir nessa visão e com a parceria com a AWS, podemos dizer que somos uma empresa de core digital", disse

A empresa tem hoje a maior rede omnicanal do País, usa IA em toda cadeia produtiva e tem suas soluções sendo usadas pelo ecossistema, como revendedores, franqueados e parceiros. "O processo de experimentação de novas tecnologias faz parte do dia a dia da empresa", disse.

Os projetos de IA generativa ainda estão em fase inicial, segundo Pedigoni. "Essa é uma tecnologia muito versátil. Vemos possibilidades de aumentar produtividade dos times internamente e também fazendo alguns testes para usar essa tecnologia para melhorar ferramentas de atendimento aos clientes", conta.

As empresas estão se transformando a partir da tecnologia. "É tempo de novas ideias para resolver problemas complexos, transformar tecnologia e reimaginar as possibilidades", disse a VP global de Tecnologia, Soluções para o Cliente e Vendas da AWS, Francessca Vasquez.
A Inteligência Artificial generativa é fundamental neste movimento, protagonizando avanços em aplicações de experiência dos clientes, produtividade dos colaboradores, produção de conteúdo criativo e operações de negócios. "Podemos transformar cada aplicação da indústria, convergindo o processo tecnológico com proliferação de dados", aponta.

Para isso dar certo, porém, a executiva elenca pilares importantes nesta jornada, como acesso aos melhores modelos, o que permite a construção das melhores aplicações de IA generativa; segurança e ambiente privado, com a criação de modelos com base nos dados de cada empresa e o baixo custo e baixa latência.