Em um almoço concorrido, ontem, na Fiergs, ocorreu o último painel de 2023 do projeto Mapa Econômico do Rio Grande do Sul. O debate sobre o desenvolvimento econômico teve convergências sobre oportunidades e desafios para o Estado. Houve manifestações divergentes sobre a alta da alíquota do ICMS. Cobertura completa.
De magrinho a fortão
Quando até um pequeno arroio como o Forromeco bota para fora, em São Vendelino, é porque veio água às catadupas e mais um pouco. Engrossa o Rio Caí, que engorda o Guaíba.
O jeito certo de criticar
Todas as entidades de classe são obviamente contrárias ao aumento do ICMS, mas a Farsul faz a coisa certa: não se limitou às críticas, elaborou uma alternativa para evitá-la, que consiste em alterações no texto da reforma tributária.
Casa cheia

Fernando Albrecht/especial/jc
A apresentação da diretoria e diretrizes da nova gestão pelo presidente do Banrisul, Fernando Lemos, e com a presença do governador Eduardo Leite e do vice Gabriel Souza (acesse a reportagem), lotou o quarto andar do banco. Não havia um só lugar vago no recinto, prova da atração do Banrisul, que rum aos 100 anos de fundação.
Aquele abraço
A Anta Gorda e ao prefeito Francisco David Frighetto. O nome é atribuído a uma caçada, onde abateram um Tapirus terrestris (anta brasileira) que foi considerado o animal com o maior índice de gordura corporal da espécie pelos nativos. Quando Anta Gorda foi convertida para Carlos Barbosa, a população pressionou para que se voltasse à denominação antiga.
Como nunca antes
A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) exibirá, exclusivamente para jornalistas, imagens nunca vistas do ataque ocorrido em Israel pelo grupo terrorista Hamas no dia 7 de outubro. A exibição ocorre amanhã às 9h30min, na Firs.
Alarme geral
Assim como a Associação Comercial de São Paulo tem o painel Impostômetro, o Brasil deveria ter o corruptômetro. Não passa dia sem que um escândalo envolvendo dinheiro público venha a lume, e por quem deveria zelar por ele.
Custos do porto
A Fenabrave/Sincodiv-RS trabalha em projeto para o Porto de Rio Grande ser um centro logístico automotivo entre Argentina, RS e Nordeste. A estimativa é de que o projeto represente uma redução anual de 25% dos custos de transporte.
Miúdas
RECADO aos turistas que chegam no Rio de Janeiro: vem quente que eu estou fervendo.
A JULGAR por analistas brasileiros, Javier Milei não ganhou a eleição, foi Patricia Bullrich.
CAMPANHA de Massa lincou Bolsonaro a Milei. Em vez de tirar votos, os acrescentou.
NAS propriedades do Interior, o cálculo do valor de venda não é feito em reais nem em dólares, mas com xis sacos de soja.
FUTEBOL tem lógica, sim, o que não tem é eleição de presidente de clube.
EM eleição para presidente de clube funciona bem o voto vingança.
QUEM não foi inundado foi destelhado. Êta Rio Grande do Sul velho de guerra!
Jogo jogado
Para o governo Lula, agora acaba a torcida pela vitória de Sergio Massa na Argentina. E começa - ou deveria começar - a conversa com Javier Milei. Como diz um antigo ditado, quem não joga vai para a arquibancada e bate palmas.