Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mapa Econômico do RS

- Publicada em 20 de Novembro de 2023 às 15:12

Mapa Econômico do RS encerra primeiro ano com evento em Porto Alegre

Painel Mapa Economico do RS debateu Região Metropolitana, Vale do Sinos e Litoral

Painel Mapa Economico do RS debateu Região Metropolitana, Vale do Sinos e Litoral


EVANDRO OLIVEIRA/JC
Debater os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana, Vale do Sinos e Litoral do Rio Grande do Sul foi o objetivo do quinto e último evento do Mapa Econômico do RS de 2023, promovido pelo Jornal do Comércio. O encontro aconteceu na Fiergs, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (20), e reuniu três painelistas: o gerente de relações institucionais da Braskem, Daniel Fleischer, o diretor do grupo de política industrial da Fiergs, Hernane Cauduro, e o presidente do Sistema Unimed Federação, Nilson May.
 
 
Para o diretor da Fiergs, Hernane Cauduro, a industrialização é o melhor caminho para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Ele ressaltou como principal desafio a falta de mão de obra qualificada. “A educação é um grande desafio, precisamos de mão de obra qualificada para a indústria.” Também defendeu que o Estado invista em infraestrutura para o desenvolvimento econômico. Cauduro ainda argumentou a favor da redução do custo Brasil e da carga tributária. “É um empecilho para o crescimento da indústria”, disse.

O gerente de relações institucionais da Braskem, Daniel Fleisher, destacou como oportunidade a possibilidade do Rio Grande do Sul produzir cana-de-açúçar, matéria-prima para a fabricação de plástico verde no Estado. “Precisamos trazer de São Paulo. Poderia ser produzido aqui”, ponderou Fleischer. Ele também acredita que a reciclagem de plásticos pode favorecer investimentos no Estado, mas ressaltou que a indústria química vive o ciclo de baixa e que a carga tributária é um desafio. “O cenário é complexo e ainda passa por questões tributárias. Precisamos encontrar um caminho para garantir competitividade.”

Presidente da Unimed Federação, Nilson May destacou a importância do cooperativismo. Ele disse, ainda, que um grande desafio é garantir maior assistência da população por planos acessíveis. “Um dos grandes desafios que temos é encontrar uma forma de nos aproximarmos mais da camada populacional que não pode pagar os valores de um plano de saúde privada mais caro”, apontou.

O evento também foi palco para debater uma polêmica recente do RS: o aumento do ICMS, proposto pelo governador Eduardo Leite. O atual vice-presidente do BRDE e ex-governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, defendeu o debate sobre o assunto.
Já o presidente da Fiergs, Gilberto Petry, criticou a medida, assim como o mecanismo da reforma tributária que relaciona a transição à arrecadação dos estados, o que estimularia o aumento de impostos. O vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, observou que, na Capital, com a redução de alíquotas de ISS para alguns setores, a arrecadação do município aumentou.
Secretária de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul, Tânia Moreira destacou a importância do Mapa Econômico do RS e parabenizou o Jornal do Comércio por realizar esse projeto para marcar os 90 anos de circulação ininterrupta do diário de economia e negócios.
O diretor-presidente do Jornal do Comércio, Giovanni Jarros Tumelero, ressaltou que a vocação do jornal, desde sua origem, é “contribuir com iniciativas que fomentem o desenvolvimento do Estado”, com informações exclusivas para a tomada de decisões.
Editor-chefe do JC, Guilherme Kolling avaliou que o trabalho do Mapa Econômico do RS permite a formulação de indicadores econômicos no Estado, permitindo apontar o cenário atual e projetar caminhos para o desenvolvimento. “Para saber para onde vamos, precisamos entender onde estamos”, ponderou. 

Ao longo do ano, o JC percorreu outras quatro regiões do Estado e debateu com lideranças locais os potenciais de crescimento e os desafios de diferentes segmentos.