Empreender ainda é um desafio para muitos contadores, especialmente quando se trata de posicionar o próprio escritório como um negócio competitivo e estratégico. Para auxiliar, a IOB, empresa que oferece soluções e serviços para a área contábil, incluindo softwares de gestão empresarial e contábil, conteúdo de legislação e consultoria, divulgou recentemente em sua plataforma gratuita algumas dicas.
"Os escritórios de contabilidade são parceiros-chave em nossa cadeia de valor. Ao traduzir mudanças legais em orientações práticas, ajudamos os contadores em suas tarefas", explica Carlos Ernani Dias, diretor de Portfólio de Produtos - Integrações na IOB.
De acordo com o especialista, pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial pela Unicenp e em arquitetura de soluções ERP, a IOB Notícias, por exemplo, divulga as principais notícias do universo regulatório. "Isso fortalece nossa autoridade no mercado, gera confiança, educa o público e cria oportunidades comerciais de forma orgânica", explica.
- LEIA MAIS: Conta Notarial abre portas para contadores
Dias, que também gerenciou o ciclo de evolução de produtos com ênfase em metodologias ágeis (Scrum), bem como equipes de professional services e pré-vendas, explica que a IOB é referência nas áreas fiscal, contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e jurídica.
O especialista detalhou, em entrevista, um pouco destas dicas para o JC Contabilidade. Segundo o diretor, ao reunir estas expertises na área, a IOB auxilia e oferece condições que facilitam a rotina dos contadores e empresas.
JC Contabilidade - Na sua opinião, o profissional contábil tem dificuldades de empreender?
Carlos Ernani Dias - Sim. Muitas vezes, o próprio profissional contábil não se vê como um empreendedor e acaba não desenvolvendo esse lado empresarial - mas o escritório contábil é uma empresa e, fazer uso de estratégias empresariais para crescimento de seu negócio pode ajudar a colocar o contador à frente da concorrência.
Contab - A IOB constata a existência de lacunas que prejudicam os negócios?
Dias - Uma das lacunas é a tecnologia, que é uma peça-chave. A IOB conta com uma série de ferramentas que podem facilitar o trabalho dos contadores. Este é o caso por exemplo do IOB Gestão Contábil, que simplifica a execução e gestão de todas as tarefas do escritório, e do Validador Tributário, que valida tributos das notas fiscais, entre outras soluções da IOB.
Contab - O senhor pode citar uma estratégia de negócios para o contador?
Dias - Trabalhar com empresas menores, que estão começando, com serviços personalizados pode ser uma oportunidade para ingressar no mercado e atender também grandes empreendimentos no futuro. Ajudar uma empresa a crescer é uma oportunidade de elaborar um case de sucesso e atrair mais clientes para o seu escritório.
Contab - O senhor diria que tudo começa com a elaboração de uma boa proposta comercial?
Dias - Sim. O desenvolvimento e execução de uma boa proposta comercial, bem estruturada, pode tanto lançar o escritório de contabilidade para um mercado mais amplo, como também reforçar a autoridade na área em que ele já atua e ampliar o número de clientes.
Contab - Uma forma de diferenciar o escritório contábil é deixar claro o custo pelos serviços?
Dias - Sim. É importante analisar as individualidades de cada cliente e estabelecer o custo dos serviços a partir disso, deixando claro quais funções serão prestadas e que, caso o cliente demande outros serviços que estejam fora da proposta, haverá um custo adicional.
Contab - A apresentação dos serviços evidentemente é fundamental para ampliar o mercado?
Dias - Claro. O posicionamento da empresa é uma etapa fundamental para referenciar a marca. É a hora de levantar os pontos fortes que te diferenciam da concorrência, mostrar porque o cliente deve escolher você. É estratégico se comunicar claramente com os potenciais clientes, vendendo seus serviços com as opções mais atrativas para o mercado. Tudo isso influencia na hora do cliente escolher o seu escritório, ao invés da concorrência - combinar o melhor preço com o melhor serviço.
Contab - Qual é a dica para apresentar o escritório contábil para os futuros clientes?
Dias - É importante mencionar quais tipos de trabalho o escritório faz bem, ressaltando os pontos fortes do negócio, onde ele é especializado, além de "cases de sucesso". A apresentação é muito mais que mostrar a proposta comercial e os custos do serviço, entregar um material completo faz muita diferença na escolha do cliente.
Contab - Como os escritórios contábeis podem se diferenciar no mercado?
Dias - Primeiro, é fundamental analisar o cliente antes de impor valores. Muitos escritórios contábeis fazem cobranças tabeladas para todo e qualquer tipo de cliente, mas isso pode ser um erro - por mais que alguns clientes pareçam idênticos, nenhuma empresa é igual à outra, sempre haverá detalhes marcantes para cada uma e isso deve ser analisado antes do início dos serviços do contador. Ao determinar a demanda do cliente em detalhe, pode-se, de antemão, demonstrar e cobrar um valor justo pelos serviços contábeis. Em outras palavras, o escritório deve oferecer não apenas atendimento, mas também valores personalizados para cada cliente.
Contab - É necessário que o escritório contábil realize ajustes de valor e validade da proposta?
Dias - Sim. Ao apresentar a proposta, é importante deixar claro que existe um prazo de validade, alertando o cliente que, após o prazo final, os valores podem mudar, com aumento de preços, inclusive, bem como ressaltar datas de reajustes no contrato.
Contab - As propostas de serviços contábeis devem ser claras?
Dias - Sim. O contrato deve especificar quais serviços serão prestados - detalhando quais são as tarefas do escritório contábil e quais são as do cliente, evitando desentendimentos no futuro. Assim, caso o cliente solicite serviços adicionais, o escritório pode realizar uma nova proposta para atender as demandas, com novos valores e acordos.