Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 17 de Junho de 2025 às 16:39

IAs e interfaces de programação facilitam o trabalho do contador

A empresária Eliane Soares vem investindo em tecnologia para aprimorar os processos da empresa desde a fundação do escritório, há 26 anos, em Porto Alegre

A empresária Eliane Soares vem investindo em tecnologia para aprimorar os processos da empresa desde a fundação do escritório, há 26 anos, em Porto Alegre

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
Osni Machado
Osni Machado Colunista
Os escritórios de contabilidade estão mais tecnológicos com o uso de novas ferramentas que automatizam os processos e ampliam as relações de negócios com as empresas-clientes. Hoje, softwares de contabilidade e Inteligências Artificiais (IAs) são alguns dos meios que auxiliam o contador a administrar melhor suas rotinas e otimizar os processos.
Os escritórios de contabilidade estão mais tecnológicos com o uso de novas ferramentas que automatizam os processos e ampliam as relações de negócios com as empresas-clientes. Hoje, softwares de contabilidade e Inteligências Artificiais (IAs) são alguns dos meios que auxiliam o contador a administrar melhor suas rotinas e otimizar os processos.
Para Wilson Gimenez Junior, empresário contábil há mais de 39 anos, sócio fundador da Datamétodo Gestão Contábil SS Ltda e diretor técnico da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), a IA está se consolidando como uma ferramenta indispensável, não apenas para ganho de eficiência, mas também para adaptação frente a cenários complexos como o da reforma tributária.
"A aplicação da IA tem se mostrado crescente, atendendo desde rotinas simples, como a digitalização e classificação automática de documentos fiscais, até tarefas mais complexas, como a interpretação normativa e o planejamento tributário personalizado", lembra, ao destacar que essa evolução não significa apenas velocidade, mas precisão e adaptabilidade. Segundo ele, cada cliente possui um contexto fiscal e operacional específico e, nesse ponto, a IA tem a capacidade de aprender e se adaptar a diferentes cenários e perfis empresariais.
A empresária Eliane Soares é um exemplo das transformações em curso na contabilidade. A empreendedora é titular do escritório Eliane Soares Contabilidade e Assessoria Empresarial, membro da Rede de Contadoras Negras (Recon), coordenadora da Comissão de Estudos Plural e Inclusivo do Conselho de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) e Conselheira do CRCRS.
Em todas as frentes que atua, Eliane entende que as mudanças com foco na automação de processos são um caminho sem volta. Ela lembra que, desde a fundação do escritório, há mais de 26 anos, em Porto Alegre, ela vem investindo em tecnologia para aprimorar os processos da empresa.
"Ao longo dos anos, eu e meu marido, Luis Antônio Neves, que também é contador e sócio do escritório, buscamos várias ferramentas para concretizar nosso sonho, que era poder viajar. Eu queria, por exemplo, atender meus clientes em Santa Catarina, São Paulo ou até no exterior, sem precisar estar fisicamente aqui", relata. A contadora lembra que teve de modificar a forma de trabalhar desde a pandemia e recentemente em razão da enchente ocorrida no Rio Grande do Sul no ano passado.
"Nós fomos obrigados a deixar o nosso espaço comercial em razão da pandemia. Durante a enchente do ano passado, por outro lado, tudo continuou funcionando e sem interrupções", explica. Ela informa que o escritório também passou a fazer uso de novas ferramentas para executar tarefas de rotina, como uma plataforma de comunicação que permite que escritórios de contabilidade interajam com seus clientes via WhatsApp de forma mais eficiente e organizada.
"Hoje, se eu não estiver disponível na empresa, o cliente pode acessar essa plataforma de comunicação, e se estamos ausentes, tal ferramenta permite que o cliente tenha acesso a alguns documentos, possa realizar solicitações de serviços e vai ter, por exemplo, a possibilidade de executar tarefas como pedir férias de um determinado funcionário, ou de um cálculo de rescisão, ou ainda, de uma simulação de rescisão, sem que haja a minha intervenção neste processo", explica.
"Para complementar as soluções, utilizamos alguns APIs voltados para o uso em escritórios de contabilidade em que, por exemplo, nos permite maior agilidade na emissão de guias fiscais, reduzindo o tempo de processamento para apenas alguns segundos", cita. Eliane explica que também conta com soluções especializadas em desenvolvimento de software.
"São plataformas que nos auxiliam na organização de tarefas, controle de prazos e otimização da produtividade, garantindo uma gestão contábil mais eficiente", pontua. Segundo ela, também há ferramentas avançadas para captura e gestão de notas fiscais, permitindo uma integração eficiente com sistemas contábeis e garantindo maior precisão na administração fiscal.
A especialista diz que, obviamente, há custos associados a ferramentas de inteligência artificial e automação contábil contratadas junto a empresas especializadas, mas que esses valores retornam rapidamente ao proporcionarem agilidade, precisão e produtividade e isto compensa o investimento. "Isso permite que os contadores ofereçam serviços mais eficientes e inovadores aos clientes", acrescenta.
 

Notícias relacionadas