Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 28 de agosto de 2019.
Dia Nacional do Banc�rio.

Jornal do Com�rcio

Not�cia da edi��o impressa de 28/08/2019.
Alterada em 27/08 �s 22h49min
COMENTAR | CORRIGIR

Emater estima colheita recorde na safra de ver�o

Soja deve ter a maior produ��o da hist�ria, com 19,7 milh�es de toneladas, diz Emater

Soja deve ter a maior produ��o da hist�ria, com 19,7 milh�es de toneladas, diz Emater


MARIANA CARLESSO/JC
Rafael Vigna
A Emater apresentou a primeira estimativa para a safra de verão no Estado, durante a 42ª edição da Expointer. Os dados, obtidos por uma metodologia referenciada nos últimos 10 anos, costumam ter alto índice de confiabilidade e, salvo por alguma anomalia climática, neste ano, tendem a representar uma boa notícia para os agricultores.
Juntos, os quatro principais grãos de verão (soja, milho, arroz e feijão 1ª safra) terão uma colheita incrementada em 5,76%, totalizando 33,2 milhões de toneladas - 1,8 milhão de toneladas a mais do que o registrado em igual período do ano passado.
Notícias sobre agronegócios são importantes para você?
>> Assine o JC e receba conteúdos como este onde você estiver. Descubra como! <<
Apenas na soja, que deverá ter a maior safra da história, a projeção é de uma produção na casa de 19,7 milhões de toneladas, aumento de 6,81% na comparação com o ano passado. Com a ampliação de 1,93% na área plantada, somando 5,9 milhões de hectares, a produtividade deverá ser turbinada em 4,31%, com médias na faixa de 3,3 mil kg por hectare.
De acordo com o diretor técnico da Emater, Alencar Rugeri, um dos desafios é reproduzir os resultados da soja na Metade Norte, onde a produtividade rompe a barreira de 4 mil kg por hectare, também na Metade Sul do Estado. Rugieri ainda afirma que o feijão 1ª safra, cuja área plantada terá redução de 1,74%, mas a produtividade será expandida em 9,78%, com 1,7 mil kg por hectare, tem sido alvo de ações para impulsionar os mercados. O foco, comenta o dirigente, é a formação de cadeias mais curtas dentro do setor.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, comemora as projeções e chama a atenção para a elevação 1% da área plantada de milho e o acréscimo de 2,58% da produtividade. Segundo ele, um programa deverá ser lançando com o objetivo de promover a autossuficiência do grão no Estado.
A pauta, afirma Covatti, é uma demanda dos próprios produtores. "A expectativa é muito positiva. Temos a oportunidade de ter uma das maiores safras da história. Há aumento de produtividade e de área plantada. É preciso fazer a análise contando com o clima favorável, mas o otimismo que percebemos durante a Expointer fará com que tenhamos a consolidação desses dados positivos", explica o secretário da Agricultura.

Produtividade e novos mercados geram otimismo para o governo

Desempenho do campo � fator de alento para a crise fiscal, afirma Covatti Filho
Desempenho do campo � fator de alento para a crise fiscal, afirma Covatti Filho
/MARCELO G. RIBEIRO/JC

Animado com o clima positivo que circunda a 42� edi��o da Expointer, o titular da Seapdr, Covatti Filho v� com bons olhos as proje��es de safra. Segundo ele, o desempenho da soja, a eleva��o da produtividade, vinculada com as novas tecnologias, e perspectiva de abertura de novos mercados s�o as justificativas para otimismo.

Covatti aponta que o desempenho das lavouras tamb�m � um dos fatores de alento para a crise fiscal do Estado. "Em todos os momentos, o governador se refere � agricultura como uma grande parceira da recupera��o econ�mica do nosso Estado. Com o crescimento da produ��o, com o crescimento das �reas e da expectativa de safra, a agricultura dar� esse alento econ�mico para o nosso Estado, por meio da exporta��o de seus produtos", disse.

O secret�rio ainda cogita um novo potencial econ�mico com a abertura de novos mercados. Segundo Covatti, s�o muitas as vari�veis que podem melhorar o retorno financeiro dos produtos. Entre elas, os destaques s�o os patamares cambiais e at� mesmo a guerra comercial entre China e Estados Unidos. "Isso tudo favorece o Rio Grande do Sul", resume.

O fator soja, principal propulsor das proje��es de safra para o pr�ximo ciclo, na avalia��o de Covatti, abrem espa�o para exaltar o papel das novas tecnologias e podem indicar um momento marcado por investimentos com vistas no ganho de produtividade nas lavouras. "H� investimento pesado por parte dos agricultores, e as novas tecnologias influenciam diretamente no ganho de produtividade", comenta.

Em meio � crise, arroz deve amargar nova retra��o de �rea plantada

De acordo com a estimativas, apresentadas durante a Expointer, a m� not�cia chega, outra vez, relacionada ao arroz. Depois de amargar uma redu��o de 7% na �rea plantada na safra 2018/2019, as proje��es iniciais da Emater-RS apontam para uma diminui��o de mais 20 mil hectares no pr�ximo ciclo - uma queda de 2,01% na compara��o entre as safras.

Apesar da retra��o, a perspectiva aponta para leves ganhos de produtividade de 5,31%, passando de 7,4 mil kg por hectare para 7,8 mil kg por hectare. Vale lembrar que este aumento � projetado em cima de uma safra consolidada bastante afetada por perdas provocadas por intemp�ries clim�ticas ocorridas nas principais regi�es produtoras ao longo do �ltimo ciclo.

Os problemas dessa tradicional lavoura ga�cha s�o agravados pelo mercado e acentuados pelo endividamento dos produtores. Isso ocorre em raz�o da rela��o negativa entre os elevados custos de produ��o e os baixos pre�os pagos pelo cereal, fator que tamb�m afeta a rentabilidade.

Em meio ao cen�rio desfavor�vel para a lavoura oriz�cola, o secret�rio da Seapdr, Covatti Filho, antecipa que o governo do Estado estuda uma campanha nacional de incentivo ao consumo. Com dois pedidos sobre a mesa - um assinado pelos produtores e outro, pela ind�stria -, Covatti afirma que o objetivo � desencadear uma a��o eficaz para toda a cadeia.

"Antigamente, t�nhamos m�dia de 60 kg no consumo per capita. Agora, j� est� na casa de 30 kg", afirma Covatti. Segundo o secret�rio, o Rio Grande do Sul � um grande produtor de arroz, mas n�o um grande consumidor. "H� ind�cios de que, hoje, as quest�es est�ticas apontam o arroz como um inimigo das dietas. Ent�o pensamos em focar na informa��o com renomados nutricionistas para exaltar a import�ncia do arroz e seus nutrientes", revela.

COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia