Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 10 de Fevereiro de 2021 às 09:44

Imunização de idosos em Porto Alegre: fila e fim da espera pela vacina

Em pouco mais de uma hora, mais de 200 idosos foram vacinados no posto Santa Cecília

Em pouco mais de uma hora, mais de 200 idosos foram vacinados no posto Santa Cecília


ROBERTA MELLO/ESPECIAL/JC
Roberta Mello
Atualizada às 12h50
Atualizada às 12h50
O começo da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com mais de 90 anos em Porto Alegre combina muita fila em frente a unidades de saúde e emoção por finalmente chegar a hora de receber a dose. Pelo calendário da imunização, esta quinta-feira (11) começa a aplicação em quem tem mais de 87 anos, e, na sexta-feira (12), será a vez dos acima de 85 anos. A faixa etária abaixo de 85 anos ainda não tem definição de quando começa a imunização na Capital
"Pronto", foi o aviso da técnica de enfermagem logo após aplicar a dose no aposentado Abilio Prates, com 90 anso, na unidade de saúde santa Cecília. A orientação também foi clara: ele deve voltar ao posto em 28 dias para receber a segunda dose da Coronavac, que foi o imunizante aplicado.  
“Estou muito feliz. Estava desde o ano passado aguardando por este momento e finalmente chegou”, disse Prates, que recebeu a dose sentado no banco de passageiro do carro. Foi mesmo no sistema de drive-thru. O posto adotou a sistemática para agilizar as aplicações.
A familiar que levou de carro o aposentado contou que ele estava com receio até de ir se vacinar com medo da aglomeração. O drive-thru acabou afastando o temor e, em poucos minutos, ele saiu da unidade devidamente imunizado. Como tem a segunda dose para ser aplicada, os cuidados seguindo com distanciamento físico, uso de máscara e álcool em gel.  
LUIZA PRADO/JC
Antenor e Edith Cassini estão juntos há 66 anos e tomaram a primeira dose da vacina lado a lado nesta manhã Foto: Luiza Prado/JC 
Casados há 66 anos, Antenor José e Edith Cassini, de 91 anos, foram juntos se vacinar. "A gente quer continuar convivendo com a família, fazer planos e seguir vivendo. Esse é o objetivo", disse Antenor, de mãos dadas com a esposa. 
Em torno de 200 idosos acima de 90 anos foram vacinados no posto Santa Cecília em cerca de uma hora. Em meio à correria para dar as informações sobre possíveis efeitos adversos e o retorno em 28 dias, a enfermeira Cristiane Silvino de Barros revela a emoção em poder vacinar os idosos.
“Faz o trabalho valer a pena”, resumiu Cristiane.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/02/10/206x137/1_f4232d60_21b6_4af0_bf50_647ad4bbc0fa-9248208.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6023d98406031', 'cd_midia':9248208, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/02/10/f4232d60_21b6_4af0_bf50_647ad4bbc0fa-9248208.jpeg', 'ds_midia': 'Vacinação de idosos em porto Alegre - unidade de saúde (posto) Santa Cecília - Silvéria Chagas Soll, acompanhada da filha Sulani - aguarda a vez para receber a vacina - porto alegre', 'ds_midia_credi': 'ROBERTA MELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Vacinação de idosos em porto Alegre - unidade de saúde (posto) Santa Cecília - Silvéria Chagas Soll, acompanhada da filha Sulani - aguarda a vez para receber a vacina - porto alegre', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '670', 'align': 'Left'}
A família de Silvéria, de 94 anos, teve de se organizar para garantir o lugar na fila sem prejudicar a saúde da idosa Foto: Roberta Mello/Especial/JC
Para alguns casos, o jeito foi se precaver já que a espera seria inevitável. Silvéria Chagas Soll, acompanhada da filha Sulani, tem dificuldade para ficar em pé e aguardou sentada a sua hora de entrar para vacinar. O neto guardou seu lugar na fila e chamou na hora da sua vacinação.
No Santa Cecília, a reportagem do Jornal do Comércio conversou com pessoas que haviam ido antes ao drive-thru do Sindicato Médico do RS (Simers), que não fica muito longe da unidade. Lá a fila se formou cedo, mas o começo da aplicação só ocorreu a partir das 10h.
De acordo com o presidente do Simers, Marcelo Matias, o atraso ocorreu porque as vacinas demoraram para chegar ao local. "Nossa estrutura estava pronta para começar a aplicar as vacinas desde as 8h, mas a chegada dos lotes encaminhados pela prefeitura de Porto Alegre atrasou", disse. Nos próximos dias, a expectativa do sindicato médico é que a situação se normalize e população não tenha que esperar tanto tempo dentro dos carros.
As mais de três horas de espera não tiraram a empolgação de Elvira Moreira Rodriguez, de 91 anos. Acompanhada pela filha Sandra Strey e do genro André Strey, Elvira estava empolgada com a possibilidade de voltar a conviver mais de perto com outros membros da família. "Eu quero abraçar meu bisneto, meus netos e ficar com a minha família", disse Elvira. 
A Secretaria Municipal da Saúde informou que não vai ocorrer mais a vacinação de profissionais de saúde no posto do Centro de Saúde IAPI. A medida chegou a ser anunciada para quem não está na linha de frente do atendimento, em hospitais e postos.

No Posto de Saúde Modelo, distribuição de senhas e aglomeração

No Posto Modelo, um dos mais procurados, houve registro de aglomeração. No início da manhã, a fila chegava à Rua Laurindo, se estendendo por mais de uma quadra. Às 10h, o número de idosos aguardando com as senhas em mão era menor.
Em duas horas, 140 moradores da Capital com 90 anos ou mais receberam a primeira dose da vacinas em uma das quatro salas destinadas à aplicação da Coronavac no local. Outros 40 aguardavam sua vez do lado de fora do posto, em cadeiras e bancos. E as pessoas não paravam de chegar.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/02/10/206x137/1_whatsapp_image_2021_02_10_at_12_14_48-9248283.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6023f81e259ed', 'cd_midia':9248283, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/02/10/whatsapp_image_2021_02_10_at_12_14_48-9248283.jpeg', 'ds_midia': 'Graça Lemos e a mãe Maria Guiomar de Assis, de 98 anos, recém-vacinada', 'ds_midia_credi': 'ROBERTA MELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Graça Lemos e a mãe Maria Guiomar de Assis, de 98 anos, recém-vacinada', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Graça Lemos e a mãe, Maria Guiomar de Assis, de 98 anos, recém-vacinada, estão mais esperançosas Foto: Roberta Mello/Especial/JC
Recém vacinada, Maria Guiomar de Assis resumiu os sentimentos de quem saía do posto de saúde. "Aliviada, grata, alegre e cheia de esperança. Eu estava esperando por isso e não tive nenhuma dúvida de que me vacinar assim que pudesse", disse Maria Guiomar. "A vacina é nossa esperança", completou a filha Graça Lemos.  
A gerente do Posto Modelo, Aline Medeiros, pediu que os idosos e seus acompanhantes tenham em mãos documentos e comprovante de residência para que o cadastro seja feito corretamente. "E pedimos também para que as pessoas venham hidratadas e alimentadas por que tem uma fila". Muitos levaram suas próprias cadeiras de casa também. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO