Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 26 de outubro de 2018.
Dia do Trabalhador da Constru��o Civil. Dia da Democracia.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Edi��o impressa de 26/10/2018. Alterada em 26/10 �s 00h16min

Sem o mesmo brilho

Agora em novembro, dos dias 8 a 18, acontece mais uma edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Assim como outros similares ao redor do mundo, o evento enfrenta um desafio: como continuar sendo atraente para as montadoras. Muitas marcas têm deixado de participar de salões nos últimos anos, alegando que o alto investimento não compensa o retorno de marketing e comercial. Segundo as empresas, há formas mais baratas e eficientes de contato com o público e exposição de seus produtos, como ações próprias, eventos segmentados e as cada vez mais reinantes redes sociais. Esse movimento das montadoras é mais forte no mercado europeu, que parece ter se saturado do formato das exposições automobilísticas. Sem o mesmo brilho de outras épocas, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo ainda se mantém como o grande palco do setor automotivo no Brasil - pelo menos por enquanto.
Motos BMW
A BMW Motorrad alcançou o volume de 50 mil motocicletas produzidas no Brasil. O resultado foi obtido em quase nove anos de operação local. Entre 2009 e 2016, a marca compartilhou a linha de montagem com a Dafra, em Manaus (AM). Em outubro de 2016, o BMW Group inaugurou, na mesma cidade, a sua fábrica própria no País a primeira 100% dedicada à produção de motocicletas fora da Alemanha. Construída em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, a planta já recebeu investimentos de cerca de R$ 60 milhões. Atualmente, saem de lá nove modelos, destinados exclusivamente ao mercado nacional: F 750 GS, F 850 GS, R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, S 1000 RR, S 1000 R, S 1000 XR, G 310 GS e G 310 R.
Recuperação sueca
Com vendas em expansão, a Volvo Cars parece ter reencontrado seu caminho no Brasil. Os 5.224 veículos emplacados até o dia 23 de outubro superam o total consolidado (5.212 unidades) do ano de 2011, melhor resultado da marca sueca desde seu estabelecimento no mercado nacional, em 1991. A demanda pelos veículos da Volvo foi impulsionada principalmente pelos SUVs, com destaque para o XC40, modelo de entrada que, desde seu lançamento, em abril deste ano, contabiliza 1.782 unidades comercializadas.
Líder inovadora
A picape Fiat Strada, líder do seu segmento desde 2000, completou 20 anos de mercado no Brasil. Lançada em 24 de outubro de 1998, soma quase 1,4 milhão de exemplares vendidos desde então. O modelo trouxe inovações marcantes ao segmento, como as versões com cabine estendida e cabine dupla.
Sinal vermelho
Mais um país dá sinal vermelho aos carros movidos a gasolina e diesel. Israel anunciou que proibirá a venda desses veículos a partir de 2030. Incentivando o uso de modelos elétricos e movidos a GNV, o governo local pretende diminuir os elevados níveis de poluição e fugir do alto preço da gasolina.
Capital dos buracos
O assunto é infelizmente familiar a quem dirige em Porto Alegre: a proliferação dos buracos nas vias da cidade se tornou epidêmica. Embora o asfalto de ruas conhecidas e grandes avenidas também não escapem da falta de manutenção, são naquelas que cortam os bairros que a situação já merece a qualificação de calamitosa. Possíveis danos aos veículos, riscos de acidentes e maior lentidão do trânsito são efeitos desse abandono. Aos motoristas porto-alegrenses parece que somente resta ter paciência para enfrentar esse rali diário e sorte para não amargar prejuízos financeiros com estragos em seus automóveis.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia