Com frequência, o Grupo Herval aparece entre as maiores empresas do País no segmento do varejo. Neste ano, o ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) trouxe a empresa cuja sede fica na BR-116, bairro Portal da Serra, em Dois Irmãos, na posição de número 94. As vendas totais em 2020 foram de R$ 1,542 bilhão. Números que orgulham a companhia, que emprega diretamente quase 7 mil pessoas, segundo o CEO, Agnelo Seger. Mais de 30% deles são de Dois Irmãos. "Como somos conhecidos na região, temos um grupo de colaboradores bastante capacitados e uma direção aberta para a inovação, tornando nossos negócios qualificados", diz ele.
Hoje, o Grupo Herval tem, em seu portfólio, as lojas TaQi, com 86 unidades no Rio Grande do Sul, a iPlace, com mais de 140 lojas e o título de maior revenda Apple da América do Sul, Herval Móveis e Colchões, e a HS Consórcios, diversas vezes - inclusive neste ano - vencedora do Prêmio Marcas de quem Decide, promovido pelo Jornal do Comércio, além de outros negócios. Só em 2020, os ativos administrados pela empresa de consórcios corresponderam a R$ 289 bilhões. A HS afirma ainda contemplar mil clientes por mês e já ter entregue mais de 85 mil bens, como imóveis e veículos.
Curiosamente, a relação do grupo com Dois Irmãos não é somente pelo fato de a empresa ser a maior em arrecadação de ICMS do município na atualidade, mas vem de ações feitas desde logo no início das operações. "Dois Irmãos foi criado em 10 de setembro de 1959, e a Herval foi fundada em 1º de outubro do mesmo ano, inclusive com a participação de membros da então comissão emancipadora", comenta Seger.
O embrião do Grupo Herval foi a Madeireira Herval, cujos fundadores foram Felippe Seger Sobrinho e seus familiares. Felippe, inclusive, hoje nomeia o largo no Centro onde ocorrem algumas das principais atrações do Natal dos Anjos, um dos maiores eventos do município, e onde está a chamada árvore-símbolo do Natal gaúcho, com mais de 35 metros de altura.