Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 27 de maio de 2018.
Dia Mundial dos Meios de Comunica��o.

Jornal do Com�rcio

Empresas & Neg�cios

COMENTAR | CORRIGIR

Responsabilidade Social

Not�cia da edi��o impressa de 28/05/2018. Alterada em 25/05 �s 19h09min

Conscientizando para a atividade f�sica

Pelot�o do 8� BBM, que abrange Canoas e outros 27 munic�pios, est� pronto para as atividades

Pelot�o do 8� BBM, que abrange Canoas e outros 27 munic�pios, est� pronto para as atividades


/MARCELO G. RIBEIRO/JC
Pedro Carrizo
Existe um dia do ano em que a prática esportiva é protagonista. Neste dia, mais precisamente na última quarta-feira de maio, somos incentivados a romper com sedentarismo e dar um pouco de atenção ao corpo, usando ao menos 15 minutos consecutivos para o exercício físico. Além de estimular mudanças de hábito, a solidariedade e a união também são exercitados com a arrecadação de roupas, calçados e alimentos não perecíveis para doação. De acordo com o Sistema Fecomércio-RS/Sesc, 492 municípios gaúchos irão participar do Dia do Desafio neste ano e, em Canoas, o Corpo de Bombeiros já prepara o efetivo para a conscientização.
"Por mais que tenhamos a missão primordial de ajudar no momento do socorro, também é nosso trabalho difundir boas ações, sejam elas sociais ou esportivas. Fazemos parte da comunidade e queremos o melhor para ela", diz o subcomandante do 8º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), Tiago Langhanz Bukowski.
Esta será o segunda participação do BBM, que tem sede em Canoas e 27 municípios da região metropolitana sob sua responsabilidade. Além do incentivo à prática de exercícios físicos, a corporação também está recolhendo alimentos não-perecíveis para doar à alguma instituição carente, que será escolhida após o evento. Para o Dia do Desafio de 2018, sete pelotões já confirmaram presença, seis a mais do que em 2017.
Em 2017, o 8º BBM também ganhou protagonismo ao uniformizar seus oficiais e efetivos de rosa em apoio ao Outubro Rosa, engajando a comunidade para a luta contra o câncer de mama.
"O 8º Batalhão tem a característica de buscar sempre aproximar-se da comunidade. Os bombeiros devem servir de exemplo porque, normalmente, as crianças admiram muito a profissão e se espelham em nossas atitudes", diz o bombeiro Régis Dias Neumann.
Neumann afirma que, através da corporação, teve a oportunidade de participar de ações sociais em escolas da Região Metropolitana, como a atividade Seja bombeiro por um dia. Além disso, também esteve presente em ações de conscientização dentro dos quartéis e hospitais que lhe proporcionaram o estímulo da cidadania. "A missão de agora é conscientizar sobre a prática de exercícios físicos, algo fundamental para nossa profissão e de grande importância para a sociedade", diz.
O bombeiro Bruno Aires Santarém salienta que existe uma gama de doenças diretamente ligadas à falta de exercícios e que "não é necessário ser um atleta profissional, mas a prática de alguma atividade física periódica faz muita diferença na saúde de quem a pratica". O bombeiro Daniel Dias Tavares, que também é atleta de Muay Thai, acrescenta que "incentivar a mudança de hábitos é muito importante no combate ao sedentarismo que se instalou na sociedade. Este é o propósito do Dia do Desafio!"
Cerca de 150 pessoas são esperadas para esta quarta-feira, entre oficiais e efetivos militares, acompanhado de civis. Sem competições, mas buscando o autodesafio, o grupo sairá do Corpo de Bombeiros de Canoas, às 15h, em corrida pela cidade. Aos que optarem por não correr, também haverá sessões de yoga e quiropraxia na sede da corporação.
"O desafio é uma provocação saudável, um estímulo para a prática esportiva. Na quarta-feira a ideia é unir e não competir", diz Bukowski acrescentando que todos vão praticar a atividade em um nível que possa atingir desde o menos preparado até o mais preparado fisicamente, para que todos os visitantes possam acompanhar o ritmo. Lembrando que para participar é necessária a doação de um quilo de alimento não-perecível.

Data se firma como campanha pela sa�de

O sedentarismo n�o � privil�gio do Brasil, a preocupa��o pela falta de atividade f�sica da sociedade j� � um problema de propor��o mundial. Buscando a prevenir para este problema, o Dia do Desafio se consolidou como uma campanha em benef�cio do sa�de corporal. Criada no Canad� e difundida pela Association For International Sport for All (Tafisa), entidade com sede na Alemanha que se destina � promo��o do esporte, a��o acontece nas �ltima quartas-feiras de maio e, cada edi��o, adquire mais adeptos.
No Rio Grande do Sul, o ele � capitaneado pelo Sistema Fecom�rcio-RS/Sesc em parceria com os poderes p�blicos municipais. Para esta edi��o, uma grande arrecada��o de cal�ados esportivos est� sendo realizada para crian�as e adolescentes carentes, como chuteiras e t�nis de corrida. As doa��es acontecem at� 30 de maio e podem ser entregues nas unidades locais do Sesc.
Outra novidade para 2018 � o desafio entre munic�pios, fazendo com as 492 cidades do Estado que v�o participar, busquem o maior n�mero de adeptos poss�vel. Quem conseguir mobilizar mais pessoas em rela��o ao n�mero oficial de habitantes vence; os demais tem um ano para criar medidas que incentivem o exerc�cio f�sico e concorrer no pr�ximo Dia do Desafio.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia