Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 05 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

avia��o

Not�cia da edi��o impressa de 05/04/2018. Alterada em 05/04 �s 02h36min

Transporte a�reo de carga cresce 6,8% em fevereiro, diz Iata

Procura pelos servi�os superou a capacidade dos cargueiros

Procura pelos servi�os superou a capacidade dos cargueiros


/GILMAR LU�S/arquivo/JC
A demanda mundial por transporte a�reo de cargas, medida em toneladas-quil�metro (FTK, na sigla em ingl�s), aumentou 6,8% em fevereiro ante igual m�s de 2017, informou a Associa��o Internacional de Transporte A�reo (Iata, na sigla em ingl�s). Ajustando os dados por potenciais distor��es provocadas pelo Ano Novo chin�s e combinando os crescimentos de janeiro e fevereiro, o indicador mostrou alta de 7,7%, configurando o melhor come�o de ano desde 2015.
J� a oferta global por transporte a�reo de cargas, apurada em toneladas-quil�metro dispon�veis (AFTK, na sigla em ingl�s), subiu 5,6% na base anual em fevereiro. "O crescimento da demanda superou o da capacidade pelo 19� m�s consecutivo, o que � positivo para os yields das a�reas e para o desempenho financeiro da ind�stria", aponta a Iata, em nota.
Contudo, a associa��o destaca que, apesar do forte avan�o dos indicadores, o transporte a�reo de cargas pode enfrentar alguns desafios em 2018. A Iata cita, por exemplo, a eventual escalada das medidas protecionistas para uma guerra comercial entre pa�ses.
Al�m disso, a avalia��o � de que o melhor momento da retomada do transporte a�reo de cargas pode j� ter ficado para tr�s. Um sinal disso s�o os drivers da demanda do segmento - como o �ndice de gerentes de compras (PMI) para manufaturas e pedidos para exporta��o -, que j� t�m se afastado dos n�veis observados no ano passado.
Na abertura por regi�es, todas mostraram aumento da demanda global por transporte a�reo de carga durante o m�s de fevereiro. Na Am�rica Latina, o indicador mostrou aumento de 8,7% em fevereiro, enquanto a capacidade subiu 6,9%, ambas as compara��es na base anual.
De acordo com a Iata, o movimento de retomada nos �ltimos 18 meses reflete os sinais de recupera��o no Brasil, maior economia da regi�o.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia