Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 18 de setembro de 2017. Atualizado às 19h56.

Jornal do Comércio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

Acontece

Notícia da edição impressa de 18/09/2017. Alterada em 18/09 às 20h00min

Cordas e gaita-ponto: DVD mostra parceria de Yamandu Costa e Borghettinho

Músicos Yamandu Costa e Renato Borghetti lançam DVD e CD pelo Natura Musical

Músicos Yamandu Costa e Renato Borghetti lançam DVD e CD pelo Natura Musical


EDUARDO ROCHA/DIVULGAÇÃO/JC
Caroline da Silva
Com assinatura de Rene Goya Filho, reconhecido pelos seus documentários musicais feitos no Rio Grande do Sul, tem lançamento hoje à noite o DVD Borghetti Yamandu - O filme. O audiovisual recupera os registros de uma gravação em estúdio feita pela dupla em 2011 (com acompanhamento de Daniel Sá e Guto Witti) em Porto Alegre, mesclando aos comentários do gaiteiro e do virtuoso violonista de 7 cordas sobre o repertório, gravados à beira do Guaíba (em fevereiro deste ano), na famosa propriedade da família de Borghettinho em Barra do Ribeiro. A produção ainda conta com imagens de arquivo, principalmente apresentação dos instrumentistas e de seus familiares em programas de televisão antigos.
A primeira exibição do documentário musical será realizada às 19h desta segunda-feira, na Cinemateca Capitólio Petrobras (Demétrio Ribeiro, 1.085), com entrada gratuita. Os ingressos para o público poderão ser retirados (dois por pessoa) a partir das 18h, na bilheteria do cinema. A distribuição é por ordem de chegada, até completar os 100 lugares disponíveis. O DVD do filme e um CD, baseado no mesmo repertório, serão comercializados online e estarão disponíveis para aquisição a partir desta semana.
No filme, os dois músicos que honram o nome do Estado afora conversam sobre sua parceria e as raízes da sonoridade que produzem. Eles destacam a espontaneidade e o papel do improviso nas interpretações ao vivo - mesmo que para registro fonográfico. O chimarrão e o churrasco de fogo de chão também acabam ganhando protagonismo no audiovisual. Em um momento, Yamandu faz uma linda comparação sobre um dos gêneros mais presentes nos shows da dupla: "Tocar o chamamé é como mexer no fogo: ele acende de novo".
O projeto que incluiu a gravação do documentário, CD e DVD foi selecionado pelo edital Natura Musical 2016, com apoio do Pró-Cultura/RS. "Com a criação em 2014 de um edital exclusivo para o patrocínio da produção musical gaúcha, o Natura Musical tem a oportunidade de reconhecer a cena local, valorizando a diversidade da produção contemporânea em diferentes formatos e estágios de carreira, que representam essa música brasileira pulsante", afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia