Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 08 de junho de 2017. Atualizado �s 23h40.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 09/06/2017. Alterada em 08/06 �s 21h15min

Inaugura��o oficial

Desde setembro de 2016 em operação em Porto Alegre, a concessionária Iesa Volvo inaugurou oficialmente nessa semana, sob o novo padrão visual adotado pela marca sueca no Brasil. Global, o conceito estabelece uma experiência inovadora de estrutura da loja, de oficina e de relacionamento com o cliente. Essa atual linguagem arquitetônica já foi implementada em 17 das 28 revendas da Volvo Cars no País. O Grupo Iesa retoma negócios com a marca sueca e, com pouco menos de um ano de atividades, já obtém bons resultados, como participação de 10,4% no mercado premium, 37% acima da média nacional da Volvo Cars. A expectativa da empresa é positiva para os próximos meses, graças à iminente chegada do novo utilitário-esportivo XC60.
Grupo francês
O Grupo PSA alcançou o marco de 1,5 milhão de veículos produzidos no Brasil, em seu polo industrial de Porto Real (RJ), simbolizado por um Peugeot 2008. A fábrica nacional do conglomerado automotivo opera desde fevereiro de 2001 e, atualmente, monta os Peugeot 208 e 2008 e os Citroën C3 e Aircross. O complexo inclui uma planta de motores e linhas de usinagem de peças para propulsores.
Balanço das importadoras
As 17 marcas filiadas à Abeifa - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores - licenciaram 2.558 unidades em maio, verificando alta de 25,1% nas vendas em relação ao mês anterior, quando foram emplacadas 2.044 unidades. No entanto, comparado a maio do ano passado (2.696 veículos), houve queda de 5,1%. Contando o acumulado dos cinco primeiros meses de 2017, a retração é de significativos 30,7% (10.686 unidades contra 15.412 unidades de 2016).
Produção de biodiesel
Com a intenção de transformar óleo de cozinha usado, tanto residencial quanto comercial, em biodiesel, a Pucrs e a Fundação Alphaville inauguraram o Laboratório Promobio. A iniciativa é um programa de pesquisa e extensão universitária que visa a disseminar conhecimentos sobre o biocombustível por meio de sua produção, a partir do óleo de cozinha já utilizado e recebido por doações da comunidade local. O laboratório, que fica no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), em Viamão (RS), dará suporte às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas nas faculdades de Engenharia e Química. Interessados em doar o óleo de fritura usado podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Localização por radar
A Bosch e a TomTom, fabricante holandesa de sistemas de navegação veicular, tiveram uma conquista importante no desenvolvimento de mapas de alta resolução para a direção autônoma. A fornecedora de tecnologia e serviços tornou-se a primeira no mundo a criar funções de localização utilizando sinais de radar - que serão indispensáveis para estes tipos de mapas, substituindo, assim, os dados por vídeo adotados atualmente. O "radar road signature" da Bosch efetua um mapeamento e a descrição precisa das rodovias baseados em sinais de radar. O sistema se constitui de bilhões de pontos de reflexão individuais, formados por onde o sinal de radar é refletido, reproduzindo o curso da estrada. Com isso, os veículos autônomos poderão empregar o mapa para determinar sua localização exata na pista, inclusive à noite e sob baixa visibilidade, condições nas quais os atuais mapas que dependem exclusivamente de dados de vídeo falham. Bosch e TomTom trabalham em parceria desde 2015 para viabilizar o "radar road signature" e sua integração aos mapas de alta resolução.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia