Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 02 de abril de 2017. Atualizado às 11h09.

Jornal do Comércio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

cinema

Notícia da edição impressa de 27/03/2017. Alterada em 02/04 às 11h14min

Cinemateca Capitólio ganha um novo projetor de última geração

A mulher do pai terá exibição especial hoje à noite

A mulher do pai terá exibição especial hoje à noite


DIVULGAÇÃO/JC
O imponente prédio localizado na esquina da Demétrio Ribeiro com a Borges de Medeiros carrega muita história - tem um passado dedicado ao cinema, à memória do audiovisual, e representa um dos mais estimados pontos de cinema de Porto Alegre. Pois agora, a Cinemateca Capitólio está pronta para vislumbrar o futuro: a sala do local ganhou um novo projetor de última geração, inaugurado na segunda-feira (27).
O equipamento é um projetor DCP 2K da marca Christie, que irá permitir que a Cinemateca Capitólio amplie significativamente o acesso a filmes, podendo entrar no circuito de lançamentos de produções recentes - estas, já chegam ao mercado distribuídas no formato DCP (o popular digital). Em todo o Brasil, o parque exibidor cinematográfico passa por um processo de troca de tecnologia: sai o analógico e entra o digital.
Atualmente, conforme dados da Agência Nacional de Cinema, das 3.168 salas existentes no Brasil (156 delas no Rio Grande do Sul, cerca de 5% do total nacional), 3.155 finalizaram a atualização para o DCP. A troca de tecnologia alcança 99,6% do total e tem um custo elevado - entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.
O novo equipamento vem se somar aos dois projetores em 35 mm já existentes no Capitólio, o que torna o espaço uma das salas mais bem equipadas da região Sul. Para viabilizar a aquisição, a Secretaria Municipal de Cultura contou com a parceria da Fundação Cinema RS - Fundacine, através da inserção do projeto Cinemateca Capitólio - Digitalização e Programação Especial 2017 na LIC-RS.
A troca foi possível graças ao patrocínio da Petrobras. A partir de agora, o espaço incorpora o "naming right" da petrolífera, e passa a se chamar Cinemateca Capitólio Petrobras. Além da aquisição dos equipamentos digitais, estão previstas a realização de atividades especiais e gratuitas, de seis mostras especiais de cinema, seis workshops e sessões comentadas ao longo de 2017.
O projeto que permitiu a compra do equipamento prevê, ainda, assessoramento para o processo de digitalização do acervo da cinemateca. Com isso, a implementação de um banco de dados deve permitir o acesso ao material via internet - isso irá facilitar a difusão do acervo, hoje localizado atrás da sala principal do belo prédio construído em 1928 e tombado pelo patrimônio histórico.
Na primeira atividade com o novo projetor, foi exibido o longa Mulher do pai, dirigido por Cristiane Oliveira e produzido pela Okna Produções. O longa inédito foi rodado na Vila de São Sebastião, na região de Dom Pedrito, e conta com elenco brasileiro e uruguaio.
Mulher do pai estreou em eventos nacionais em outubro de 2016, conquistando prêmios no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - foi visto, ainda, no Festival de Cinema de Berlim. A sessão irá contar com a presença da diretora, Cristiane Oliveira, da atriz uruguaia Verónica Perrotta, da protagonista Maria Galant e de demais membros da equipe.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia