Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 27 de dezembro de 2016. Atualizado �s 17h19.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

Espet�culo

Not�cia da edi��o impressa de 09/06/2016. Alterada em 27/12 �s 18h21min

Noite de Jazz com John Pizzarelli na Capital ga�cha

John Pizzarelli toca m�sicas de Paul McCartney (ao lado) hoje em Porto Alegre

John Pizzarelli toca m�sicas de Paul McCartney (ao lado) hoje em Porto Alegre


JIMMY KATZ/DIVULGA��O/JC
Cristiano Vieira
Um grande nome do jazz homenageando um dos maiores nomes da história do rock. A sentença apenas dá o tom inicial do show que John Pizzarelli apresentará na noite desta quinta-feira, no Teatro do Bourbon Country, às 21h, com canções que marcaram a carreira de Paul McCartney.
O espetáculo decorre do álbum Midnight McCartney, que o músico norte-americano lançou em setembro de 2015. O trabalho, obviamente, é recheado de canções do ex-Beatle. A ideia deste álbum partiu do próprio McCartney, em uma carta enviada a Pizzarelli em maio de 2014. "A carta já tinha sugestões de canções para o repertório, como Junk e My Valentine. Foi o início do trabalho para montar o espetáculo que os brasileiros estão vendo nesta turnê", avisa Pizzarelli.
A contribuição entre ambos não é nova. Pizzarelli participou do álbum Kisses on the Bottom, de Paul McCartney, lançado em 2012, no qual revisita standards anos 1930 e 1940. No projeto atual, junto com ele estão a esposa e cantora, Jessica Molaskey, e o pianista Larry Goldings. Juntos, garimparam pérolas do repertório de McCartney que se encaixaram perfeitamente ao estilo de Pizzarelli, como Silly love songs, My love, With a little luck e No more lonely nights, entre outras.
Considerado por muitos na indústria musical como um renovador do jazz como gênero, Pizzarelli se diz um seguidor do swing jazz, uma variação do estilo, mais dançante e com orquestras. Aqui, ele faz companhia a ícones como Count Basie, Benny Goodman e Nat Cole. E sem soar antigo, pelo contrário. "Para mim, é vibrante e atual como nunca", avisa.
Na sua trajetória, momentos altos não faltam. O músico começou a tocar guitarra aos 6 anos de idade, seguindo a tradição de seu pai, o também guitarrista Bucky Pizzarelli. O interesse pelo jazz surgiu ainda na adolescência, depois de participar de bandas de rock. Aprendeu tocando com o pai e muitos outros conhecidos jazzistas, como Benny Goodman, Les Paul, Zoots Sims e Clark Terry.
Sua carreira solo começou em 1990, com My blue heaven, lançado pela gravadora Chesky. Ele tocava em clubes e salas de espetáculo, junto com nomes como Dave Brubeck, Ramsey Lewis e Rosemary Clooney. Em 1993, teve a oportunidade de abrir os shows da turnê internacional de Frank Sinatra. Depois, Pizzarelli integrou ainda a celebração de aniversário dos 80 anos do músico, no Carnegie Hall, e a plateia veio abaixo ao interpretar I don't know why I love you like I do, acompanhado por seu pai.
Entre os 26 CDs gravados por Pizzarellli ao longo da carreira, dois deles registram a intensa relação dele com a sonoridade tupiniquim. Aliás, faz 20 anos que Pizzarelli veio pela primeira ao Brasil - incluindo, no roteiro, Porto Alegre. A paixão pela música nacional aparece nos álbuns Brazil (de 2000, com Rosemary Clooney) e Bossa nova (2004).
Com a proximidade do Dia dos Namorados, no próximo domingo, é indiscutível questionar a boa dose de romantismo do espetáculo desta noite. E Pizzarelli não nega este fato. "O que temos em comum eu e McCartney? O amor e a melodia que conseguimos entregar para a plateia", avisa. Aos românticos, os ingressos custam entre R$ 120,00 e R$ 350,00, à venda na bilheteria do teatro ou pelo site www.ingressorapido.com.br.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia