MDB quer eleger mais de 130 prefeitos no Estado em 2024

Partido administra atualmente 136 municípios no Rio Grande do Sul

Por Jefferson Klein

Emedebistas realizaram congresso estadual na Assembleia Legislativa
Ganhar as eleições em mais de 25% das cidades gaúchas é a meta do MDB para o próximo ano. Atualmente, o partido conta com 136 prefeituras no Estado sob sua administração e o presidente do MDB no Rio Grande do Sul, Fábio Branco, adianta que a ideia é no mínimo manter esse número, mas o foco é aumentar.
Branco, que também é prefeito de Rio Grande, comandou neste sábado (9) o congresso estadual do partido, realizado no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O evento simbolizou o fechamento da série de encontros pelo Rio Grande do Sul chamada Mobiliza 15, que reuniu vários militantes emedebistas. Além de aumentar a quantidade de prefeitos nas eleições de 2024, Branco enfatiza que outro objetivo é conquistar mais cadeiras nas Câmaras de Vereadores (atualmente são 1.156).
Sobre os nomes dos candidatos que irão participar das disputas, o dirigente considera que ainda há tempo para a indicação final. De acordo com ele, essa questão deverá estar mais consolidada em alguns meses. Apesar de algumas definições que ainda não aconteceram, no seu caso, Branco não esconde a intenção de lançar a sua candidatura à reeleição em Rio Grande.
Quanto à uma eventual cisão com o governo do Estado caso o partido do governador Eduardo Leite (PSDB) lance um nome para concorrer em Porto Alegre contra o candidato do MDB (provavelmente o atual prefeito Sebastião Melo), Branco não acredita nessa possibilidade. “São eleições diferentes e nós respeitamos cada partido”, afirma o dirigente.
A opinião é compartilhada pelo vice-governador gaúcho, o emedebista Gabriel Souza. “Do ponto de vista programático, temos muita proximidade (tucanos e MDB). Sendo possível estarmos juntos, ótimo, não sendo, bom é do jogo democrático fazer enfretamentos eleitorais”, argumenta o vice-governador. Contudo, Souza reforça que a ideia do MDB é ter o maior número possível de candidaturas. “Como estamos muito capilarizados no Rio Grande do Sul, certamente teremos candidatura em praticamente todos os municípios”, projeta.
Através de mensagem de vídeo, o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, também participou do congresso deste sábado. Ele salientou que o MDB do Rio Grande do Sul é um orgulho para o partido em todo o País, sendo um exemplo de organização e força. O dirigente acrescentou ainda que a sigla conta no Estado com políticos expressivos e, entre outros, citou Pedro Simon, José Ivo Sartori, Sebastião Melo, Germano Rigotto e José Fogaça (todos presentes no encontro).