Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Eleições 2022

- Publicada em 02 de Outubro de 2022 às 21:29

Onyx Lorenzoni e Eduardo Leite vão disputar o 2º turno no RS

Onyx Lorenzoni (PL) e Leite (PSDB) vão disputar o segundo turno no Rio Grande do Sul

Onyx Lorenzoni (PL) e Leite (PSDB) vão disputar o segundo turno no Rio Grande do Sul


MONTAGEM FOTOS LUIZA PRADO/MAURÍCIO TONETTO/DIVULGAÇÃO/JC
Diego Nuñez
O segundo turno vai colocar frente a frente o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) e o ex-governador Eduardo Leite (PSDB). A disputa mostrou uma inversão do que as pesquisas de intenção de voto sinalizavam, com Leite na primeira posição e Onyx na segunda.
O segundo turno vai colocar frente a frente o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) e o ex-governador Eduardo Leite (PSDB). A disputa mostrou uma inversão do que as pesquisas de intenção de voto sinalizavam, com Leite na primeira posição e Onyx na segunda.
O primeiro turno colocou o ex-ministro na liderança em toda a apuração. Depois de concluída a apuração, Lorenzoni teve 37,50% dos válidos, com 2.382.026 votos, Leite teve 26,81% dos válidos, com 1.702.815 votos e Pretto teve 26,77% dos válidos, somando 1.700.374 votos.
Leite finalizou o primeiro turno com 26,81% dos votos. Pretto terminou com 26,77% dos votos. A diferença entre os dois foi de 2.491 votos.
Em sua primeira fala para a imprensa, Onyx destacou que a sua campanha foi baseada no respeito da família. "Somos uma família que veio para servir o Rio Grande", ressaltou.
Sobre a campanha de Jair Bolsonaro (PL), Onyx afirmou que o povo brasileiro reconheceu que o atual presidente transformou o Brasil e as urnas provarão isso (Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irão concorrer no segundo turno pela presidência da República).
Vários apoiadores, com camisetas verde-amarelas, com o número 22 nas costas e os dizeres: "Deus, família, pátria, liberdade", ouviram o discurso de Onyx. Ele também estava acompanhado da sua vice, Claudia Jardim (PL), pela esposa Denise Lorenzoni e pelo filho Rodrigo Lorenzoni (PL), deputado estadual eleito.
Quando mais de 80% das urnas já estavam apuradas no Rio Grande do Sul, militantes do PL passaram a prestar mais atenção na disputa pelo segundo lugar e chegar a "torcer" pelo petista, considerado um candidato mais fácil de ser batido do que Leite.
Nem o mais pessimista dos tucanos imaginou que a passagem de Eduardo Leite (PSDB) para o segundo turno envolveria tanta tensão e uma disputa tão apertada. Pouco mais de 4 mil votos separaram o candidato à reeleição ao governo.
O resultado das eleições contrariam completamente o que previam os princípios institutos de pesquisa de intenção de votos. Os apoiadores de Leite acompanhar perplexos, apreensivos e frustrados a apuração, enquanto o ex-governador aguardou a contagem de votos em Pelotas, na casa dos pais.
A surpresa para a campanha foi tamanha que atrapalhou o planejamento da coligação no dia da votação. 
Com a acirrada disputa pela última vaga do segundo turno fez com que Leite aguardasse até o final da contagem de votos na sua cidade natal. Já na Capital, o pequeno número de apoiadores tucanos esperou até a confirmação matemática de segundo turno para o ex-governador para, enfim, comemorar, após uma noite de muita tensão e silêncio durante a apuração.
Na eleição que levou Leite ao Palácio Piratini, em 2018, o tucano pontuou 35,9% no primeiro turno. O resultado de 2022 diminuiu o desempenho do ex-governador em quase 10 pontos percentuais - ele diminuiu sua votação em 440,8 mil votos em quatro anos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO