Pela primeira vez, Ricardo Jobim vai concorrer ao governo do Rio Grande do Sul, nas eleições deste ano. O advogado foi confirmado como candidato pelo Partido Novo neste sábado (23); a chapa ainda é
formada por Rafael Dresch, como vice-governador.
"Vamos trazer aos gaúchos o primeiro governo liberal da história do RS. As pessoas vão querer viver aqui e não ir embora. Um Estado que caiba no bolso dos contribuintes, com menos impostos e burocracia. Um Rio Grande do Sul empreendedor e inovador. Seremos o estado mais atrativo do País", disse Jobim, em discurso durante convenção do Partido Novo nesta tarde.
A chapa do novo é composta por dois advogados – Jobim é especialista em Direito da Saúde na Washington College of Law e em Negociação na Harvard Law School; Dresch é especialista em Direito na pela Universidade Illinois. Em seus 47 anos, o partido constata que o candidato ao cargo de governador adota um discurso inflamado voltado à necessidade de um governo que foque nas pessoas e traga esperança por dias melhores.
No evento, Jobim apresentou seu plano de governo focado em quatro eixos – "Rio Grande responsável", "Rio Grande livre para crescer", "Rio Grande para as pessoas" e "Rio Grande transparente" –, que serão trabalhados em cinco pilares: visão de longo prazo, Estado como facilitador, políticas fundamentadas nas melhores práticas, tratamento isonômico para todas as pessoas, transparência nos atos e ações para o poder executivo.
”Quero resgatar o orgulho do gaúcho em nosso Estado, focando no exemplo e principalmente na transparência. Quero fazer parte do primeiro governo liberal da história do Rio Grande do Sul, pois aqueles que já governaram o estado, já mostraram que não têm capacidade de pensar a longo prazo e é preciso mudar este cenário para o nosso estado se tornar atrativo novamente. O primeiro governo liberal do RS será estadista e não politiqueiro”, afirmou o candidato.
Em
entrevista ao JC, Jobim questionou o discurso do atual governo de que o RS teria "virado o jogo" das finanças públicas. Para ele, o Estado só está fechando as contas no azul por fatores extraordinários e externos. O candidato defende o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e a privatização do Banrisul.
A convenção do Novo reuniu cerca de 150 pessoas no Hotel Quality, em Porto Alegre. Além da chapa de Jobim, foram confirmados 20 candidatos a deputado estadual e seis para federal.
Candidaturas oficializadas pelo Partido Novo no RS
Governador: Ricardo Jobim
Vice-governador: Rafael Dresch
Deputado Federal:
- Marcel van Hatten
- Fábio Ostermann
- Franciele Link
- Sâmila Pereira Monteiro
- Henrique De Lima Zeilmann
- Charles Bernhard Schulle
Deputado Estadual:
- Giuseppe Riesgo
- Felipe Camozzato
- Tina Oliveira
- Luciana de Menezes Chaves
- Vitor Roberto Amaral Dos Santos
- Nilmar Piva Bortolotto
- Ana Lúcia Couto Coronel
- Ronaldo Lisiak Gonçalves
- Douglas Sandri
- Marcelo Slaviero
- Fernando Moura
- Dirceu Godoi De Quadros
- Tiago José Albrecht
- Luiz Fernando Benchimol Padilha
- Juan Savedra
- Lourdes Helena Da Silveira Keonbauer
- John Cassiel Carvalho Cardoso
- Claudia Thompson
- Arthur Lorentz
- Laura Ferraz