Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

MAPA ECONÔMICO DO RS

- Publicada em 21 de Novembro de 2023 às 14:35

No Mapa Econômico do RS, Ricardo Gomes diz que redução de impostos aumentou arrecadação

Vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes avalia que Mapa Econômico do RS contribui para a tomada de decisões do poder público

Vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes avalia que Mapa Econômico do RS contribui para a tomada de decisões do poder público


TÂNIA MEINERZ/JC
Porto Alegre conquistou a classificação do antigo Ministério da Economia como o melhor ambiente de negócios do Brasil com base no tripé desburocratização, simplificação e desoneração do setor produtivo, destacou o vice-prefeito da Capital, Ricardo Gomes, no evento do Mapa Econômico do RS promovido pelo Jornal do Comércio nesta segunda-feira, 20 de novembro, na Fiergs. O destaque da cidade foi lembrado também na fala do diretor-presidente do JC, Giovanni Jarros Tumelero.
Para o gestor, “o setor privado é o motor da economia” – assim, saber dos investimentos que estão sendo realizados na cidade é a oportunidade que o poder público tem para “adaptar as políticas de desenvolvimento, para colocar os incentivos certos nos locais certos”.
Ao apontar que o cálculo do PIB nacional demora para se desdobrar para estados e municípios, Gomes destacou que o mapeamento realizado pelo jornal “nos dá uma ferramenta extraordinária para entender a economia privada e ajustar os incentivos em concordância com as necessidades de quem está com 'a barriga no balcão' e assim acaba nos dizendo qual o caminho a política pública deve seguir”.
Gomes falou também sobre a preocupação da administração municipal com a reforma tributária em tramitação a nível federal – a avaliação é que os recursos se concentrarão ainda mais em Brasília, o que “transformará todos os gestores municipais e estaduais em pedintes com o "pires na mão".
A manifestação de Gomes foi bem recebida pelo público, formado principalmente por empresários. O vice-prefeito foi fortemente aplaudido ao destacar que a atual gestão municipal já promoveu a redução de  tributos municipais (Imposto Sobre Serviço - ISS) para 40 atividades econômicas, e que mais uma estava na pauta de votação do Legislativo – serviços financeiros, aprovada na sessão de segunda-feira.
O vice-prefeito agradeceu à Câmara Municipal, apontada como parceira do Executivo no incentivo ao setor produtivo. O gestor dividiu com a Câmara esse marco e destacou que a redução de impostos aumentou a receita da prefeitura de Porto Alegre. “O resultado que isso nos deu foi não uma redução na arrecadação, mas um aumento na arrecadação”, ressaltou.
A questão climática também pautou a fala do vice-prefeito, que narrou o acompanhamento da elevação do nível do rio Jacuí e do lago Guaíba desde o domingo, que ultrapassou a cota de enchente nas Ilhas e no Cais. Ele se solidarizou com as famílias atingidas na Capital e em outras regiões do Estado.
Presidente da Câmara Municipal, Hamilton Sossmeier (PTB) também esteve presente no evento e apontou o Legislativo como parceiro do setor produtivo. “Sabemos da importância dos investimentos dos empreendedores, das pessoas que geram renda, emprego e impostos que mantêm a máquina pública, que é estruturada, mas depende dos recursos que vêm justamente daqueles que empreendem”, destacou.