Os visitantes que vão para a Serra Gaúcha no período do verão perceberam novidades em alguns pontos tradicionais de 10 cidades da região, que recebe um evento para a apresentação da arte de forma diferente. Trata-se da Pipa Parade, uma exposição de arte gratuita a céu aberto, que começou no mês de janeiro e vai até o dia 7 de março. A mostra, que está na sua primeira edição, conta com obras de 30 artistas, dispostas em 30 pontos. O evento celebra a vindima - a colheita de uvas - e retrata os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, cujas comemorações ocorrem em 2025.
A partir da linha de criação, os artistas convidados trazem elementos relacionados à própria realidade, como a imigração, mitologia e cultura, através de obras de arte em pipas. As pipas são um tipo de barrica que guarda e armazena o vinho. A exposição, que recebe curadoria do artista visual André Venzon, as escolheu por serem consideradas um símbolo histórico importante na cultura da Serra Gaúcha, a qual é a maior produtora de vinhos do País.
Como uma forma de fomentar o enoturismo local, a exposição convida os visitantes a explorarem as paisagens, as tradições e os sabores da região durante a vindima. "Nosso objetivo foi apoiar a retomada do turismo nesse período pós-enchentes", afirma Matheus Vigel, representante da Wine Locals, organizadora do evento.
A rota do Pipa Parade traz uma espécie de caminho para os visitantes que quiserem conhecer essas pipas personalizadas. Os pontos foram escolhidos a partir do tráfego turístico das regiões, e a rota pode ser feita tanto de carro, quanto de ônibus. A gente tem na região um ônibus turístico, que permite às pessoas entrar e sair em diversos e conhecer as pipas e o trabalho dos artistas na região de Bento Gonçalves", exemplifica Vigel.
Maioria das pipas está localizada em Bento Gonçalves
WINE LOCALS/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Dos 30 pontos, 12 estão em Bento Gonçalves, em vinícolas e restaurantes. Outros quatro estão em Pinto Bandeira, três em Flores da Cunha e em Canela, dois em Farroupilha e Gramado, além de um em Garibaldi, Caxias do Sul, São Francisco de Paula e Monte Belo do Sul. Um outro ponto é itinerante, e está em exposição em Porto Alegre.
A primeira edição encerra oficialmente em 22 de março, com o Pipa Parade Festival, reunindo todas as obras de arte em um único lugar, no Mamma Gema, no Vale dos Vinhedos.
• ONDE ESTÃO AS PIPAS PARA VISITAÇÃO:
BENTO GONÇALVES:
-Casa Valduga
-Mamma Gema Trattoria
-Vinícola Salton
-Giordani Gastronomia Cultural
-Aurora Città
-Posto Sim Cidade Alta Bento
-Vinícola Miolo
-Pizzato Vinhas e Vinhos-
-Museu do Imigrante
-Casa Di Pasto Salton
-Aurora Vale dos Vinhedos
PINTO BANDEIRA:
-Aurora Pinto Bandeira
-Vinícola Don Giovanni
-Vinícola Geisse
-Praça Pinto Bandeira
FLORES DA CUNHA:
-Vinícola Luiz Argenta
-Vinícola Nova Aliança
-Posto Sim Videiras Flores da Cunha
CANELA:
-Jangal das Araucárias
-Vitivinícola Jolimont
-Rua Coberta
FARROUPILHA:
-Casa Perini
-Santuário Nossa Senhora do Caravaggio
GRAMADO:
-Hotel Laghetto Pedras Altas
-Vita Boulevard Gramado.
GARIBALDI:
-Maria Fumaça
CAXIAS DO SUL:
-Shopping Villagio Caxias
SÃO FRANCISCO DE PAULA:
-Parador Hampel
MONTE BELO DO SUL
-Praça Central