Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 23 de Junho de 2025 às 17:45

Trump quer diálogo, mas apoia mudança de regime no Irã

 Karoline Leavitt disse que Trump está interessado em manter a diplomacia

Karoline Leavitt disse que Trump está interessado em manter a diplomacia

Alex WROBLEWSKI/AFP/JC
Compartilhe:
Agências
A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta segunda-feira (23) que o presidente dos EUA acredita que os iranianos deveriam derrubar o atual governo caso o país se recuse a negociar seu programa nuclear.
A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta segunda-feira (23) que o presidente dos EUA acredita que os iranianos deveriam derrubar o atual governo caso o país se recuse a negociar seu programa nuclear.
Donald Trump ainda está "interessado" na diplomacia, diz a Casa Branca. Em entrevista à emissora Fox News, Leavitt comentou as declarações de Trump a respeito de uma mudança de regime no Irã. "A postura do presidente e nossa postura militar não mudaram", diz a secretária.
"O presidente acredita que o povo do Irã pode decidir seu próprio futuro. Se o regime iraniano rejeitar uma solução pacífica, e mesmo assim o presidente ainda quiser dialogar, então, por que o povo iraniano não deveria tirar o poder desse regime violento que os oprime há tanto tempo?", disse Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca.
EUA se uniram à campanha militar de Israel para destruir programa nuclear iraniano. Neste fim de semana, várias instalações de enriquecimento nuclear fortemente protegidas foram bombardeadas.
Após ataque, governo Trump insistiu que objetivo era impedir Irã de obter arma nuclear, e não derrubar o regime. Porém, uma postagem de Donald Trump na Truth Social ontem o colocou isso em dúvida.
"Não é politicamente correto usar o termo "mudança de regime", mas se o atual regime iraniano não é capaz de tornar o Irã grande novamente, por que não haveria uma mudança de regime??? MIGA!!!", disse Trump, brincando com acrônimo MAGA (Make America Great Again).
Pentágono afirmou ter "devastado programa nuclear iraniano". Porém, Rafael Grossi, diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) declarou que, no momento, não é possível avaliar a dimensão dos danos. Israel, EUA e aliados acusam Irã de usar programa nuclear civil para esconder criação de armas nucleares, o que o país nega.

Notícias relacionadas