O presidente chinês, Xi Jinping, disse que o diálogo e a cooperação são a única escolha correta para a China e os Estados Unidos. Nas conversas telefônicas iniciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, Xi disse que recalibrar a direção do navio gigante das relações dos países exige que os dois lados assumam o leme e definam o curso certo, acrescentando que é particularmente importante evitar os vários distúrbios e perturbações. as informações são da agência Xinhua.
Observando que, por sugestão dos EUA, os principais funcionários dos dois países realizaram recentemente uma reunião econômica e comercial em Genebra, Xi disse que isso marcou um passo importante na resolução das questões relevantes por meio de diálogo e consulta, e foi bem recebido pelas duas sociedades e pela comunidade internacional.
LEIA TAMBÉM: China promoverá desenvolvimento saudável da indústria automotiva, diz Ministério do Comércio
Os dois lados precisam fazer bom uso do mecanismo de consulta econômica e comercial já em vigor e buscar resultados vantajosos para ambas as partes no espírito de igualdade e respeito pelas preocupações de cada um, disse ele, acrescentando que o lado chinês é sincero em relação a isso e, ao mesmo tempo, tem seus princípios.
Os chineses, disse Xi, sempre honram e cumprem o que foi prometido, pedindo aos dois lados que cumpram o acordo firmado em Genebra. De fato, a China vem executando o acordo com seriedade e sinceridade, acrescentou o líder chinês.
O lado norte-americano deve reconhecer o progresso já feito e remover as medidas negativas tomadas contra a China, disse ele.
China e EUA devem aprimorar a comunicação em campos como relações exteriores, economia e comércio, forças armadas e aplicação da lei para criar consenso, esclarecer mal-entendidos e fortalecer a cooperação, acrescentou Xi.
Trump afirmou que tem grande respeito por Xi, e que as relações entre os países são muito importantes. Os EUA querem que a economia chinesa se saia muito bem, e os EUA e a China, trabalhando juntos, podem realizar muitas coisas boas, disse ele.