com agências internacionais
Mergulhadores encontraram nesta quarta-feira (21) quatro corpos dentro do iate de luxo Bayesian, que naufragou na madrugada da última segunda-feira (19) na costa da Sicília, na Itália, informou uma fonte à AFP. Os mergulhadores participavam das buscas pelos seis desaparecidos no acidente, entre eles o magnata britânico da tecnologia Mike Lynch.
Os quatro corpos, ainda não identificados, elevam para cinco o número de vítimas — o corpo do chef do iate, Recaldo Thomas, havia sido recuperado ainda na segunda-feira. Ao todo, 15 pessoas escaparam em um bote salva-vidas e foram resgatadas por um veleiro próximo.
De acordo com as autoridades de proteção civil, o navio foi atingido por um tornado sobre a água, conhecido como tromba d'água, e afundou rapidamente, em poucos minutos. Entre as seis pessoas desaparecidas, está Mike Lynch, sua filha de 18 anos e associados que o defenderam com sucesso em um recente julgamento federal por fraude nos EUA.
Horas antes do encontro com a tromba d'água, uma festa estava sendo um realizada no iate, em celebração à absolvição de Lynch. Havia 12 passageiros e 10 membros da tripulação a bordo.
Enquanto isso, os investigadores do Ministério Público de Termini Imerese reúnem evidências para sua investigação criminal, que foi aberta imediatamente após a tragédia com o iate, embora nenhum suspeito formal tenha sido identificado publicamente.
Há muitas dúvidas sobre o que fez o iate afundar tão rapidamente, quando o veleiro Sir Robert Baden Powell, que estava próximo, foi amplamente poupado e conseguiu ajudar a resgatar os 15 sobreviventes do naufrágio.
A guarda costeira italiana e os mergulhadores de resgate de incêndio continuaram a busca subaquática em condições perigosas e demoradas. Devido à profundidade do naufrágio, que é muito maior do que a maioria dos mergulhadores recreativos são autorizados a ir e que requer precauções especiais, as equipes só podem fazer mergulhos de cerca de 12 minutos cada.
O tempo limitado foi projetado em parte para evitar descompressões, que pode ocorrer quando mergulhadores ficam submersos por longos períodos e sobem muito rápido, permitindo que o gás nitrogênio dissolvido no sangue forme bolhas.