Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 21 de Agosto de 2024 às 16:41

Mergulhadores encontram quatro corpos em iate de luxo que naufragou na Itália

Veículo havia sido afundado por tromba d'água no início da semana

Veículo havia sido afundado por tromba d'água no início da semana

Alberto Pizzoli/AFP/Reprodução/JC
Compartilhe:
Agência Estado
com agências internacionais
com agências internacionais
Mergulhadores encontraram nesta quarta-feira (21) quatro corpos dentro do iate de luxo Bayesian, que naufragou na madrugada da última segunda-feira (19) na costa da Sicília, na Itália, informou uma fonte à AFP. Os mergulhadores participavam das buscas pelos seis desaparecidos no acidente, entre eles o magnata britânico da tecnologia Mike Lynch.
Os quatro corpos, ainda não identificados, elevam para cinco o número de vítimas — o corpo do chef do iate, Recaldo Thomas, havia sido recuperado ainda na segunda-feira. Ao todo, 15 pessoas escaparam em um bote salva-vidas e foram resgatadas por um veleiro próximo.
De acordo com as autoridades de proteção civil, o navio foi atingido por um tornado sobre a água, conhecido como tromba d'água, e afundou rapidamente, em poucos minutos. Entre as seis pessoas desaparecidas, está Mike Lynch, sua filha de 18 anos e associados que o defenderam com sucesso em um recente julgamento federal por fraude nos EUA.
Horas antes do encontro com a tromba d'água, uma festa estava sendo um realizada no iate, em celebração à absolvição de Lynch. Havia 12 passageiros e 10 membros da tripulação a bordo.
Enquanto isso, os investigadores do Ministério Público de Termini Imerese reúnem evidências para sua investigação criminal, que foi aberta imediatamente após a tragédia com o iate, embora nenhum suspeito formal tenha sido identificado publicamente.
Há muitas dúvidas sobre o que fez o iate afundar tão rapidamente, quando o veleiro Sir Robert Baden Powell, que estava próximo, foi amplamente poupado e conseguiu ajudar a resgatar os 15 sobreviventes do naufrágio.
A guarda costeira italiana e os mergulhadores de resgate de incêndio continuaram a busca subaquática em condições perigosas e demoradas. Devido à profundidade do naufrágio, que é muito maior do que a maioria dos mergulhadores recreativos são autorizados a ir e que requer precauções especiais, as equipes só podem fazer mergulhos de cerca de 12 minutos cada.
O tempo limitado foi projetado em parte para evitar descompressões, que pode ocorrer quando mergulhadores ficam submersos por longos períodos e sobem muito rápido, permitindo que o gás nitrogênio dissolvido no sangue forme bolhas.

Notícias relacionadas