Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 09 de Novembro de 2025 às 16:00

Após queixas, água é distribuída sem custo para participantes da COP30

Água agora pode ser consumida gratuitamente

Água agora pode ser consumida gratuitamente

/BRUNA SUPTITZ/ESPECIAL/JC
Compartilhe:
Bruna Suptitz
Bruna Suptitz
De Belém (Pará)
De Belém (Pará)
As notícias de que faltou água para beber na Cúpula dos Presidentes, realizada na semana passada em Belém do Pará, dominaram o notíciário e as redes sociais entre quinta e sexta-feira. Quem já estava no Parque da Cidade nestes dias precisou desembolsar R$ 25 por uma garrafa de água de 350 ml – conforme contou o jornal O Estado de S. Paulo.
Mas a promessa é de abastecimento durante as duas semanas de COP30. Na tarde de sábado, 8 de novembro, a reportagem do Jornal do Comércio presenciou a chegada, a todo tempo, de carregamentos de bombonas e de latas de água mineral.
Dentro do pavilhão, os participantes terão à disposição bebedouros a menos de um minuto de caminhada entre um e outro. E em alguns espaços, como a sala de imprensa e o espaço para refeições, refrigeradores com água enlatada estão à disposição – e sem custo.

Sem plástico

A água dos bebedouros é distribuída à vontade, basta a pessoa ter um copo ou uma garrafa retornável para encher. Não há distribuição de copos plásticos pela organização do evento. Nos quiosques que vendem lanches e outras bebidas, o copo utilizado é o de papel kraft, material feito a partir da celulose considerado biodegradável – mas este é só para quem pagar pelo consumo.

Sem consciência

Há quem diga que o valor está no preço pago pelo que se consome – e mesmo assim existe desperdício. Também no sábado, a reportagem flagrou latas abertas, mas com água dentro, deixadas nas mesas. E não era "um golinho", algumas estavam quase cheias. Se no evento com os presidentes faltou água, quando ela passou a ser distribuída de graça, faltou consciência.
 

Paralelas

A Linha do Equador corta algumas ilhas no Norte do Pará, e a Capital Belém fica ao Sul, no Paralelo 1. Como comparação, a capital gaúcha Porto Alegre fica no Paralelo 30, como eternizado na música Deu pra ti, de Kleiton & Kledir. A distância entre uma e outra cidade é de 3,9 mil quilômetros.

Nome e sobrenome

A cidade de Belém é a capital do Estado do Pará. Para quem vive aqui é apenas Belém. Para o restante do Brasil, virou nome composto – ou nome e sobrenome: Belém do Pará.

Cobertura in loco

Cheguei em Belém do Pará pouco antes de acabar o dia 7 e por aqui ficarei até a madrugada do dia 19 de novembro. O Jornal do Comércio seguirá informando sobre a COP30 até o fim das negociações, o que acontecerá nos dias seguintes.

Notícias relacionadas