Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 26 de Agosto de 2025 às 17:28

Revitalização da Usina do Gasômetro destaca memória cultural na Capital

No ato, também foi lançado o Edital de Ocupação do prédio histórico

No ato, também foi lançado o Edital de Ocupação do prédio histórico

Nico Costamilan/Especial/JC
Compartilhe:
JC
Jamil Aiquel, Luana Pazutti, Nico Costamilan
Na terça-feira (26), a prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), entrega as obras de revitalização da Usina do Gasômetro. A cerimônia, que contou com a presença de atrações culturais, marcou a transferência da gestão do espaço para a Secretaria Municipal da Cultura (SMC). No ato, também foi lançado o Edital de Ocupação do prédio histórico.
Na terça-feira (26), a prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), entrega as obras de revitalização da Usina do Gasômetro. A cerimônia, que contou com a presença de atrações culturais, marcou a transferência da gestão do espaço para a Secretaria Municipal da Cultura (SMC). No ato, também foi lançado o Edital de Ocupação do prédio histórico.
Para Liliana Cardoso Duarte, secretária municipal da Cultura, a ação de restaurar a Usina do Gasômetro é de extrema importância, visto que, segundo ela, o local faz parte da identidade e da memória cultural não só de Porto Alegre, mas de todo o Estado. 
"O evento traz uma importância histórica, de preservar a identidade e a memória cultural não só do município, mas do Estado, através desse icônico espaço que respira cultura, que é a Usina do Gasômetro", destacou a secretária. 
Segundo ela, as obras realizadas foram "abrangentes e de todas as formas possíveis". Por ser um prédio tombado, as modificações foram feitas com muito cuidado e acompanhadas pelo Departamento de Patrimônio e Memória.
"Ele é um prédio tombado, então tem que ter muito cuidado nas suas modificações. Desde a parte dos banheiros, que foram todos reestruturados porque estavam muito depredados, até a reestruturação dos próprios elevadores. Também nós temos hoje uma Usina climatizada, toda automatizada", ponderou a titular da pasta.
Outro destaque do evento foi o anúncio de lançamento do Edital de Ocupação do local. Os espaços contemplados pelo edital são a nave principal, com capacidade para 380 pessoas; o mezanino e a entrada principal, destinada a recepções e atividades de integração, além do Teatro Elis Regina, voltado a apresentações artísticas. As inscrições devem ser feitas até as 20h do dia 13 de outubro de 2025, por meio de formulário on-line. 
A análise dos projetos ficará a cargo de uma comissão avaliadora da SMC e, segundo Liliana, o edital dará preferência para iniciativas que dialoguem com eixos temáticos prioritários, definidos pela comissão. Além disso, os critérios de seleção também consideram projetos com uma programação coerente e que atendam à comunidade e aos setores artístico, econômico, turístico e cultural.
Segundo ela, os projetos selecionados no edital poderão utilizar os espaços por curtos espaços de tempo, que foram definidos pela secretária como "temporadas". 
"São espaços por temporadas, como é no Centro de Cultura. Um projeto que manda para lá para uma exposição artística e cultural, vai durar 15 dias, vai durar um mês, uma temporada de espetáculos de teatro, um show musical. Então são temporadas, conforme vieram no projeto. Bem diferente da concessão do Araújo Viana", afirmou.
Por fim, Liliana ainda reforçou que a revitalização da Usina do Gasômetro é uma forma de demonstrar que a prefeitura está comprometida com a cultura e o lazer da cidade. "Todo e qualquer poder público tem que ter a cultura como seu parceiro, o seu aliado e andar lado a lado no mesmo pé de igualdade, trazendo as prestações de seus diversos segmentos, e dando o potencial econômico da fruição cultural, não só em editais, mas também do orçamento participativo. Temos que ter cultura vindo das periferias para o centro da cidade e investimentos e aportes importantes", destacou. 
Na cerimônia, o prefeito da Capital agradeceu ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) pelo apoio ao projeto: "Obrigado à CAF, financiadora dessa obra. A nossa Usina é só cultura e a cultura é a alma da cidade. Viva a Usina do Gasômetro".  
Diversidade nas apresentações
A cerimônia contou com shows da Banda Municipal, do músico Ernesto Fagundes e da cantora Isabela Fogaça. Os rappers Dalaya Cruzeiro e Gangster, o guitarrista Rafa Schuler, o dançarino B. Boy Jukinha, a cantora lírica Ângela Diehl e o capoeirista Mestre Mano também marcaram presença. Além deles, os músicos e dançarinos da Bambas da Orgia, da Companhia Municipal de Dança e do CTG Tiarayu participaram do evento. 
A cerimônia contou com diferentes apresentações musicais | Nico Costamilan/Especial/JC
A cerimônia contou com diferentes apresentações musicais Nico Costamilan/Especial/JC

Notícias relacionadas