Com 60% dos trabalhos concluídos, a nova ponte sobre o Arroio Marcondes, no km 83, na RSC-471, em Sinimbu, no Vale do Rio Pardo, deve ser entregue até o final deste ano, segundo informações do Governo do Estado. Com 67 metros de extensão, a estrutura recebeu um aporte financeiro de R$ 6,5 milhões do Tesouro estadual. Sinimbu foi um dos municípios mais atingidos pelas enchentes de 2024.
O superintendente regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), João Batista de Almeida, destaca que os trabalhos estão avançados. "No município, existia uma ponte monovia, que foi levada pelas enchentes de 2024, entre abril e maio", destaca. Hoje, está sendo construída uma nova ponte de concreto, com duas vias. A obra, que foi iniciada em novembro de 2024, será concluída e entregue até o final de 2025.
A nova estrutura irá conectar comunidades e facilitará o transporte de fumo, produzido na região. "É uma ponte importante que liga a cidade de Sinimbu à RSC-153, em Barros Cassal, seguindo em direção a Passo Fundo de um lado e a Santa Cruz do outro. É uma região que se destaca pela produção de fumo", comenta. Conforme Almeida, a nova estrutura irá conectar comunidades que estão isoladas e facilitará o transporte desse produto. O modelo para realização da obra ocorreu por meio do Regime de Contratação Integrada (RCI), modalidade em que a empresa que faz o projeto é a mesma que executa, reduzindo o tempo de obra.