Porto Alegre tem enfrentado, nos últimos dias, períodos longos de neblina. No domingo, por exemplo, ela só se dispersou depois das 14h e retornou pouco tempo depois.
Esta segunda-feira (21) amanheceu, novamente, sob o efeito climático. A Metsul Meteorologia explica que se trata do fenômeno inversão térmica.
“Ar mais quente começa a ingressar em níveis mais altos da atmosfera na parte final da atuação de uma massa de ar frio, gerando temperatura mais alta em altitude do que em superfície, quando o normal é a temperatura diminuir à medida que a altitude é maior”, explica o conteúdo enviado pela Metsul.
Este período de inverno costuma ser de alta incidência de nevoeiro na área metropolitana. A Grande Porto Alegre está ao Norte da Lagoa dos Patos e é entrecortada por vários rios (Caí, Jacuí, Sinos e Gravataí) com muitas áreas alagadiças e de banhados, o que favorece a ocorrência de nevoeiro.
Porto Alegre tem o Guaíba ao seu lado do Sul ao Norte da cidade, o que faz com que frequência de nevoeiro e neblina seja muito maior em áreas próximas do manancial.
Conforme o sócio da Metsul, Alexandre Aguiar, a inversão térmica seguirá até esta terça-feira.