Quem transita pela avenida João Pessoa, em Porto Alegre, já deve ter percebido uma grande faixa com o seguinte anúncio Nova Área Azul. O motivo é simples. A partir do dia 4 de agosto, a cidade deve receber novas vagas de estacionamento rotativo da Área Azul em, pelo menos, dez pontos da capital gaúcha.
Por enquanto, a cidade tem cerca de 6,9 mil vagas no sistema, que, desde 2018, é uma concessão da empresa Zona Sul Brasil. A maioria delas está instalada no entorno de pontos comerciais com grande circulação de pessoas.
De acordo com o diretor-presidente da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto, o objetivo do serviço "é promover a democratização do espaço público nas regiões de maior circulação e facilitar o acesso das pessoas ao promover o comércio local”.
Confira os trechos que serão contemplados com a ampliação:
- Viaduto Tiradentes - embaixo do viaduto e na lateral deste, na Rua Silva Só sentido bairro-centro
- Rua Dr. Flores - entre Salgado Filho e Riachuelo, lado ímpar
- Praça Conde de Porto Alegre
- Rua Riachuelo - entre Dr. Flores e Marechal Floriano Peixoto e entre General Câmara e Caldas Jr.
- Rua General Canabarro - entre Duque de Caxias e Andradas
- Entorno do Centro Comercial - Av. João Pessoa, Azenha e Praça Piratini
- Rua Leopoldo Bier - entre Ramiro d'Ávila e João Pessoa
- Rua Ramiro d'Ávila - complementação até a Leopoldo Bier
- Azenha - complementação entre Ipiranga e Ramiro d'Ávila
- General Câmara, entre Riachuelo e Andrade Neves
Hoje, para estacionar na Zona Azul, há outras formas de pagamento além do tradicional paquímetro, que aceita moedas e cartões de débito ou crédito. A ativação do serviço pode ser feita por meio do aplicativo oficial do sistema, o SigaPay, ou da plataforma Digipare.
Também é possível utilizar o parquímetro digital via Pix. O QR Code para efetuar a transferência está disponível em todos os terminais. Outra possibilidade de efetuá-la por SMS ou a partir da modalidade de Débito Automático, quando o usuário autoriza a ativação automática do estacionamento pelos aplicativos.