Na última terça-feira (1º), o Vida Centro Humanístico, situado na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na Zona Norte, passou a funcionar como abrigo emergencial para famílias que foram afetadas pelas cheias do Guaíba, especialmente as do bairro Arquipélago. Cerca de 80 pessoas que estavam na Arena KTO - antigo Pepsi On Stage -, próxima ao Aeroporto Salgado Filho, foram levadas para o espaço.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), os moradores das ilhas estão sendo convidados a saírem das residências que estão em local de risco. Quem quiser, pode ir para o abrigo do Centro Vida, entretanto muitos ainda preferem ficar em suas casas.
A Defesa Civil do município informa que faz, diariamente, rondas nos locais atingidos para oferecer acolhimento nos abrigos. A secretaria ainda afirma que o novo local tem capacidade para 150 ou até mais pessoas e animais, mas que a demanda se mantém no patamar de 80.
A mudança dessas 80 pessoas foi necessária devido à retomada da programação de shows e eventos na Arena KTO. O novo espaço oferece estrutura mais adequada do que o abrigo anterior, garante a SMAS.
A prefeitura também mantém um segundo abrigo estruturado na Restinga, que poderá ser ativado conforme a demanda.